RS RSS Destaques Colinas Turismo

Amturvales inaugura caminho autoguiado em Colinas

Ao todo, serão 13 quilômetros de área urbana e rural (Foto: Alício de Assunção)

Colinas é o sexto município a receber o projeto Caminhos Autoguiados Vale do Taquari. A inauguração ocorre neste domingo, dia 8 de julho, a partir das 8h30min, na Praça dos Pássaros.

A iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia, Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e Emater/RS Ascar, visa proporcionar aos caminhantes percorrer trajetos sem condutores, orientando-se apenas pelas placas de sinalização; oferecer exercícios para o corpo e a mente em trajetos por caminhos rurais; elevar a autoestima das comunidades visitadas; gerar renda através da comercialização de produtos coloniais e artesanato; proporcionar momentos únicos aos turistas e vivenciar conhecimentos entre moradores e caminhantes.

A Cidade Jardim conta com um trajeto de 13 quilômetros de área urbana e rural, que poderão ser percorridos em qualquer dia da semana, orientando-se por placas indicativas, sem a necessidade de condutores.

Entre os atrativos turísticos que os caminhantes poderão contemplar estão igrejas, propriedades rurais e agroindústrias e a estação ferroviária – café da colônia.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Aline Horst, o projeto “é uma forma de tornar Colinas mais visível, mostrar seu potencial turístico para os visitantes. Sem dúvida, é o caminho de entrada para a criação de novos roteiros”, destaca.

Além disso, o município está realizando uma parceria com os moradores, visando oferecer serviço de hospedagem ao turista. Nas próximas semanas uma equipe se reunirá com os inscritos para conhecer as casas, os espaços e listar o que cada um oferece, ver o que precisa ser feito em cada local. “A intenção é abrir espaço para eventos de final de semana. Na Páscoa, por exemplo, turistas interessados em fazer o caminho autoguiado poderia fazê-lo num dia e no outro acompanhar as atividades da celebração”, explica.

Programação:

– 7h15min – saída do ônibus em Lajeado;
– 8h – será servido o Café da Colônia;
– 8h30min – Inauguração com caminhada, saída na Praça dos Pássaros;
– 13h – Almoço no Restaurante Quattro Fratelli Frozza.

Os horários podem sofrer alterações conforme o andamento das atividades.

Interessados em participar da inauguração podem realizar a inscrição pelo telefone (51) 9 9583-2672 ou e-mail valenews@certelnet.com.br, até sábado. O custo de R$ 100 dá direito ao transporte, água, café e almoço, carro de apoio e socorrista. Participantes que residem no município estão isentos da inscrição, apenas terão os custos do café e almoço.

Projeto visa beneficiar 39 municípios

Ao todo serão implantados 500 quilômetros de caminhada, em 39 municípios do Vale. Até o momento, Marques de Souza, Itapuca, Sério, Paverama e Travesseiro foram beneficiados, que juntos somam 84 quilômetros de trajeto. Coqueiro Baixo e Roca Sales são os próximos municípios a receberem o Caminhos Autoguiados.

Todas as informações dos trajetos já inaugurados podem ser conferidas no site da entidade, em amturvales.com.br, na aba Rotas e Roteiros, Caminhos Autoguiados.

Texto: Ascom Amturvales