Vale do Taquari Destaques Turismo

Amturvales integra comissão para debater turismo no RS

Reunião virtual reuniu representantes da Amturvales, das regiões da Costa Doce, da Serra Gaúcha, do Vale Germânico e do Pampa/Divulgação 

Videoconferência teve participação do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) integrou comissão que se reuniu em videoconferência, na última terça-feira (25.08), com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, para tratar da pauta do turismo no Rio Grande do Sul. Participaram, também, representantes das regiões da Costa Doce, da Serra Gaúcha, do Vale Germânico e do Pampa. A reunião contou com a presença do presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, e da turismóloga, Lizeli Bergamaschi.

A agenda foi promovida pelo Sebrae-RS, considerando as ações que vêm sendo realizadas em benefício do desenvolvimento do turismo nessas regiões, por meio de cinco projetos de estruturação e qualificação da oferta turística. No caso do Vale do Taquari, destaca-se o projeto de implantação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o Trem dos Vales, apresentados pelo presidente Leandro Arenhart.

A reunião é o resultado do trabalho dos representantes das cinco Instâncias de Governança Regional (IGRs), juntamente com o Sebrae-RS, que tem se reunido periodicamente desde maio de 2020. As regiões contemplam 89 municípios e 62 parceiros, contando com o cadastro de 25% das empresas no Cadastur do Ministério do Turismo.

Quanto às fraquezas das cinco regiões, foram destacadas a questão do marketing e da promoção, o fortalecimento da governança regional, a qualificação e a informação. Além disso, foram destacadas oportunidades comuns às regiões turísticas, como a integração das IGR’s; conteúdo compartilhado, informações e boas práticas; planejamento e promoção em conjunto; novos produtos e experiências turísticas e destinos sem aglomeração.

Os representantes das regiões turísticas enviaram ao secretário um relatório contendo as demandas a serem trabalhadas no próximo período, com destaque para adoção de modelo de apoio para as regiões turísticas baseado na Meritocracia; construção integrada e colaborativa do posicionamento estratégico do turismo RS; modernização da estratégia de promoção; programa integrado de implementação e reativação do Trem Turístico e buscar a reativação do observatório de turismo do RS.

Durante a videoconferência, o secretário Lorenzoni salientou a importância do encontro, destacando a retomada do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e das câmaras temáticas.

Reunião virtual reuniu representantes da Amturvales, das regiões da Costa Doce, da Serra Gaúcha, do Vale Germânico e do Pampa/Divulgação Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, participou do encontro/Divulgação

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA AMTURVALES
Fernanda Mallmann