Coronavírus Vale do Taquari Destaques Turismo

Amturvales se mobiliza para buscar retomada do Turismo

Vale tem belezas como o V13, em Vespasiano Corrêa – Imagens Aéreas

Associação criou um comitê e uma campanha para estimular a visitação ao Vale depois da pandemia

Uma das primeiras consequências da pandemia do Coronavírus, para evitar aglomerações, foi o cancelamento de eventos, de feiras, de viagens e roteiros, impactando diretamente no Turismo. Na região, não é diferente. A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) trabalha para auxiliar e buscar alternativas para os empreendimentos locais, quando o período mais crítico da pandemia passar.

Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o Turismo estava numa boa fase na região, com projetos sendo executados e com o poder público e a sociedade acreditando no potencial dos recursos do Vale. A pandemia trouxe um novo cenário, que exige uma reinvenção, por isso, a Amturvales está projetando, junto com os empreendedores, uma retomada do segmento nos municípios da região. “Nós imaginamos que poderemos nos fortalecer quando isso tudo passar. Muitas pessoas estão tendo férias agora. Isso significa que não haverá as férias de julho e do verão por períodos mais longos, como tradicionalmente ocorria. Imaginamos, então, que as pessoas façam passeios mais curtos, de um fim de semana, de poucos dias”, acredita o presidente, reforçando que esse público virá do próprio Vale, mas de outras regiões do Estado também.A Amturvales montou um comitê que já está trabalhando nesta retomada.

Arenhart salienta que a entidade não parou. Alguns projetos precisaram ser postergados, mas outras ideias estão se fortalecendo até mesmo junto a outras entidades regionais, como a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). “Criamos este comitê e estão surgindo várias opiniões, ideias para esta retomada. Muitos empreendedores precisarão de auxílio e estamos buscando fazer isso. Este é o papel da entidade”, reforça.

Campanha

Também faz parte da mobilização da Amturvales, uma campanha nas redes sociais estimulando as pessoas a permanecerem em casa agora, mas convidando-as a conhecerem as belezas naturais, empreendimentos e rotas e roteiros da região, assim que este período passar. Os vídeos da campanha podem ser acessados pelas redes sociais da Amturvales https://www.facebook.com/valetaquari/ e @amturvales e também da Amvat https://www.facebook.com/AssocMunicipiosdoValedoTaquari/ e @amvat.valedotaquari.

Fernanda Mallmann
Jornalista
Plural Comunicação Integrada