Região RS RSS Destaques Turismo

Amturvales viabiliza o projeto Nos Trilhos de Natal com a ABPF e Rumo Logística

Encontro reuniu presidente da Amturvales, prefeitos, secretários e representantes da ABPF e Rumo Logística (Foto: Vanessa Paliosa)

Na manhã desta quinta-feira (8), em Estrela, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, juntamente com os prefeitos e secretários de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa, Muçum, Roca Sales, Estrela e Colinas estiveram reunidos com o engenheiro mecânico e vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Marlon Ilg, definindo os detalhes para trazer o projeto Nos Trilhos de Natal.

A atração, que na oportunidade foi apresentado aos gestores, visa proporcionar um passeio demonstrativo pelas sete cidades, com passagem por 27 túneis e 16 viadutos que fazem parte do trajeto. “O Rio Grande do Sul é a segunda maior malha ferroviária do Brasil. A Região tem um potencial turístico enorme, belezas naturais encantadoras e promover a ferrovia que está esquecida é muito importante para nós como entidade sem fins lucrativos que busca resgatar essa cultura”, destaca Ilg.

De acordo com Fontana, esta é uma oportunidade de proporcionar um resgate de memória ferroviária e colocar uma Maria Fumaça nos trilhos da Ferrovia do Trigo, mesmo que para um curto período. Será também um momento de interação com o trem e atrativos culturais nos pontos de parada. “É o primeiro passo. Se conseguirmos, em concordância com as instituições, ano que vem podemos viabilizar um trem eventual pelo menos uma vez ao ano”, projeta.

O primeiro passeio experimental irá acontecer no dia 29 de novembro, com saída às 16h30min de Muçum, onde ocorre o almoço em comemoração aos 40 anos da construção do Viaduto do Exército (V13), promovido pelo 1º Batalhão Ferroviário, até Guaporé. No dia 1º de dezembro o percurso será de Guaporé, a partir das 14h, com chegada em Estrela. O último passeio será no dia 12 de dezembro e contempla os municípios de Colinas, com partida às 19h, até Muçum.

Os percursos serão realizados com paradas nos municípios, sendo que a comunidade poderá contemplar a passagem do trem em pontos estratégicos que serão divulgados em breve.

Texto: Ascom Amturvales