Política Coronavírus Vale do Taquari Educação Destaques

Amvat discute volta às aulas e cogestão do distanciamento controlado

Prefeitos da região estarão reunidos nesta quinta-feira, na Univates

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) promove assembleia geral nesta quinta-feira (13.08), às 13h30min, no prédio 11 da Univates, em Lajeado. Na pauta, estará a volta às aulas e a cogestão do modelo de Distanciamento Controlado.

Pelo novo decreto estadual, o Distanciamento Controlado será compartilhado entre Governo do Estado e municípios. O governo continuará classificando as regiões por bandeiras, que apontam o risco de contágio.

A partir dessa classificação, cada associação poderá adotar medidas menos restritivas, desde que justificadas pelos comitês científicos de análise de dados da Covid-19, que precisarão ser criados pelas regiões.

Já em relação à retomada do ano letivo, na terça-feira (11.08), o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), começaram o debate sobre o retorno das aulas presenciais. Na reunião foram apresentadas sugestões de datas e possibilidades que, agora, serão debatidas internamente pelas 27 associações regionais de municípios e analisadas novamente em reuniões que ocorrerão nas próximas semanas.

A sugestão inicial apresentada pelo Estado propõe o retorno gradual e  escalonado das aulas a partir de 31 de agosto para as redes pública e privada. O primeiro nível a voltar seria o Ensino Infantil. O Ensino Superior retornaria em 14 de setembro; o Médio e Técnico, em 21 de  setembro; os anos finais do Ensino Fundamental, em 28 de setembro e os anos iniciais, em 8 de outubro. O retorno às aulas presenciais ocorrerá somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja.

 

 

Assessoria de Imprensa AMVAT