Anta Gorda RSS Eventos Destaques

Anta Gorda será presenteada com concerto da Oclaje

Oclaje se apresenta no dia 25 em Anta Gorda (Foto: Divulgação)

A Orquestra de Concertos de Lajeado – Oclaje irá presentear o município de Anta Gorda e a comunidade regional com um concerto no dia 25 de abril, às 20h. A atividade faz parte da FestLeite e acontece no Parque Municipal de Eventos Aldi João Bisleri. A entrada é gratuita.

A Oclaje é composta por 35 integrantes, sendo eles distribuídos em instrumentos de corda, sopro, piano, percussão e canto. Conforme a maestrina, Maria Fernanda Giacomet, o repertório que será apresentado inclui peças eruditas, temas populares internacionais e músicas gaúchas, interpretados de forma instrumental.

“Na escolha do repertório foi levado em consideração a variedade de estilos musicais, incluindo peças mais conhecidas do grande público e também contemplando melodias menos populares. Esta apresentação em Anta Gorda é uma oportunidade para que a Oclaje leve seu trabalho além das fronteiras do município de Lajeado, que é a nossa sede. Desta forma podemos atingir pessoas com as quais ainda não tivemos a chance de compartilhar momentos musicais e nos enriquecer através destas trocas e interações culturais”, comenta a maestrina.

A apresentação é uma das etapas do Projeto Cultura Essência e Diversidade II – Música Instrumental. Maria Fernanda destaca que a música instrumental oferece ao ouvinte amplas possibilidades de interpretação por não trazer consigo uma letra, um texto que oriente sobre qual assunto ela está tratando, o que ela está contando, ou qual sentimento pretende provocar.

“Desta forma, a música instrumental exige mais do ouvinte durante sua apreciação, requer mais atenção e pode, para muitas pessoas, parecer difícil de compreender, mas certamente provoca e evoca sentimentos de maneira pessoal e profunda em quem a aprecia. Na Oclaje temos um coral que eventualmente acompanha a orquestra, sendo que os arranjos das músicas apresentadas, feitos pelo Maestro Irineu Krüger, têm partes somente instrumentais e vocais e instrumentais simultaneamente”.

Os ensaios gerais com a orquestra da Oclaje acontecem uma vez por semana. “Para uma música estar ensaiada suficientemente e ser incluída numa apresentação leva-se vários meses de ensaio, dependendo da complexidade do arranjo. A escolha das músicas visa contemplar vários estilos musicais, incluindo peças clássicas e populares, no intuito de levar ao público um repertório variado e que agrade a diversos ouvintes. São incluídas peças mais conhecidas junto com músicas menos populares, fazendo com que o público se identifique com as músicas conhecidas, mas também tenha sua curiosidade instigada ao ouvir novas melodias”, acrescenta a maestrina.

Saiba mais:
O Projeto Cultura Essência e Diversidade II – Música Instrumental proporciona shows de música instrumental, cultura e entretenimento para toda a comunidade regional. Além disso, estimula a inserção da música no cotidiano das pessoas e incentiva os artistas desse segmento, promovendo o desenvolvimento social e intelectual, oportunizando a apresentação de seus trabalhos artísticos.

A apresentação será realizada em local apropriado e adaptado para proporcionar condições de acessibilidade às pessoas idosas e pessoas com deficiência. Esta etapa do Projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Anta Gorda e tem o patrocínio da Diamaju, Banrisul Cartões, Pretto Veículos, Mondial Caminhões e Tritec. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal – Ordem e Progresso.

Texto: Ascom Projeto Cultural