Negócios Investimento Destaques Vespasiano Corrêa

Ao ar livre, Dália inaugura Condomínio Vespasiano Corrêa, o primeiro de nove empreendimentos para criação de frangos de corte

Comunidade recebeu condomínio, o primeiro de nove que irão produzir frangos de corte para a Dália Alimentos

Os demais serão inaugurados no transcorrer do ano, assim como o matrizeiro e o incubatório

 O primeiro, de um total de nove condomínios para a produção de frangos de corte, foi inaugurado na terça-feira, dia 17 de março. Vespasiano Corrêa foi o pioneiro a receber, oficialmente, autoridades para a inauguração e o descerramento da placa. Ao ar livre, sob uma estrutura de lona e arejada, representantes da Cooperativa Dália Alimentos, da Administração Municipal de Vespasiano Corrêa, da Câmara de Vereadores, famílias associadas ao condomínio e convidados participaram do ato inaugural.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini e o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, relataram a importância da parceria do Executivo, do Legislativo e do Sicredi para a concretização do projeto.  “Projetávamos um bom mercado para a carne avícola, mas em decorrência ao Coronavírus este cenário poderá se modificar. Mas acreditamos, e temos perseverança, de que este cenário é temporário e sabemos que o mundo precisa de alimentos, principalmente de proteína, de alimentos com qualidade, o que a Dália fornecerá com a industrialização do frango aqui produzido”, disse Freitas.

Piccinini também reforçou as várias parcerias público-privadas para a realização do projeto e que foram anos de tratativas até chegar à data da inauguração. “Em um momento em que se fala de Coronavírus inauguramos, ao ar livre e com todo cuidado exigido, o primeiro condomínio avícola, que dispõe de alta tecnologia e, acima de tudo, itens sanitários e de biosseguridade de primeiro mundo”. E complementou: “a Dália está sendo reconhecida mundialmente por estes projetos associativos e vocês, do Condomínio Vespasiano Corrêa, podem se se sentir orgulhosos por serem os pioneiros”.

O presidente do condomínio, Marcos Zilio, falou em nome das 18 famílias associadas e disse que “o nosso objetivo é produzir frangos com qualidade, em parceria com a Dália, com o Sicredi, com a prefeitura, com os vereadores. Hoje é o passo inicial, a efetivação do nosso projeto, do nosso sonho, uma garantia de viabilizar renda às nossas famílias futuramente”.

Ao afirmar que acredita em projetos desta envergadura, o prefeito de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi, fez um agradecimento geral a todos os envolvidos, aos profissionais das pastas de Obras e Agricultura, à Câmara de Vereadores e recordou que foram cinco anos de negociações até chegar à viabilização do projeto. “No dia 15 de março de 2006 formalizamos a intenção em ter um dos condomínios em nosso município. Encaminhamos oficio à Dália por acreditar que seria e será um projeto que impulsionará a nossa economia e trará retornos futuramente”. O poder público, após aprovação do projeto pelo Legislativo, fez a aquisição de uma área de terra em Linha Tenente Fialho, totalizando 11 hectares ao valor de R$ 709 mil.

Ao final do evento, o empreendimento recebeu a benção do padre local e houve o descerramento da placa inaugural, realizado pelas famílias e autoridades presentes. A inauguração do Condomínio Avícola Encantado, programada para o dia 30 de março, foi adiada em virtude do Covid-19.

 

Saiba mais

Os demais condomínios estão localizados nos municípios de Mato Leitão, Anta Gorda, Venâncio Aires, Marques de Souza, Cruzeiro do Sul, Encantado São Luis e Relvado. Cada núcleo é constituído por oito pavilhões no modelo Dark House, com tecnologia de ponta da empresa Plasson, com sede mundial em Israel.

A capacidade é para 275 mil aves por lote que terão como destino a unidade frigorífica localizada em Palmas, interior de Arroio do Meio, e que começou as operações no formato teste em fevereiro. A planta industrial tem capacidade para abater sete mil frangos por hora, o equivalente a 55 mil frangos por turno. Futuramente estão previstos outros dois turnos, expandindo a produção para 110 mil frangos por dia e, posteriormente, para 165 mil frangos abatidos diariamente.

Os condomínios fazem parte do Programa Frango de Corte estruturado pela Cooperativa Dália Alimentos para viabilizar toda a cadeia produtiva avícola. Também integra o programa o Matrizeiro, em construção no município de Vale Verde; e o Incubatório, em fase final de construção em Mato Leitão.

 

Foto: Carina Marques

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Jornalista Carina Marques