Educação Lajeado

APAE desenvolve qualificação para profissionais

????????????????????????????????????

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou nessa quarta-feira (15) uma formação para os professores e monitores da instituição. O responsável pelo encontro foi o diretor da Fundação Napoleon Hill no Rio Grande do Sul, instrutor Master Mind Gustavo Bozetti que em uma tarde desenvolveu habilidades comportamentais e que através de dinâmicas identificou as inspirações, sugerindo mudanças no cotidiano. As aulas da entidade retornaram nessa quinta-feira (16).

Conforme a coordenadora pedagógica Tamara Dresch a entidade estava buscando há algum tempo mudanças em comportamentos. “Temos muitos profissionais com grandes ideias, mas às vezes é difícil ter iniciativa para colocar em prática. E temos diversos líderes fundamentados e organizados que precisam apenas de um estímulo” diz a coordenadora, afirmando que a entidade precisava de algo que mexesse com os profissionais, sem precisar ser motivacional ou de autoestima, já que na APAE são motivados diariamente com os alunos. “Todos os profissionais estão se ambientando, conversando com as famílias e sabem o quanto é importante o papel deles na instituição. Estamos todos ansiosos com o retorno e o que nos inspira são as crianças. Queremos fortalecer as famílias, estimular e apostar que as crianças podem mais”, salienta.

Tamara afirma que esse momento com Bozetti mexeu com a energia dos profissionais, que estão recebendo os alunos hoje. “Queremos um grupo fortalecido e unido, sendo uma de nossas metas para 2017”, diz.

Repetição, trauma e ciclo

Repetindo essas palavras algumas vezes e explicando a importância de cada uma, o diretor do Master Mind RS Gustavo Bozetti, destaca que nos últimos dias viveu momentos marcantes relacionados à educação do Vale do Taquari. Realizou uma palestra de abertura do ano letivo do município com mais de mil pessoas, outro encontro com os diretores da 3ª coordenadoria regional de educação (CRE) e um momento mágico com professores da APAE. “Acredito que a grande inspiração desses momentos foi a mesma, pois os professores e a nova geração que está se desenvolvendo agora que poderão fazer a grande mudança que o Brasil está precisando”, diz Bozetti que percebe o quanto a classe dos professores precisa de uma valorização merecida. “Eles são responsáveis pelas gerações que estão por vir, por criar e impactar na criação da educação desses jovens e muitas vezes tem que buscar motivação para desempenhar um novo papel, mas nem todos conseguem”.

Bozetti conta que o Brasil está carente de líderes e se todos avaliarem, os primeiros passos e exemplos que uma criança tem é através do professor e da sala de aula. “Em alguns momentos é preciso colocar regras e normas, mas em outros é importante inspirar, motivar e fazer com que as pessoas se desenvolvam e cheguem a patamares que nem elas mesmas acreditavam, então tem tudo a ver com liderança”. Gustavo trabalhou com reflexões para identificar o que move cada um. “Quando cada um encontrar o que motiva, a vida começa a valer muito mais a pena e é possível mudar a realidade através desse ponto que os inspira”, destaca o instrutor.

Agradecimento

A direção da APAE de Lajeado agradece a receptividade generosa do instrutor Gustavo Bozetti, que atendeu ao convite voluntariamente. Desde a semana passada o grupo de professores e monitores vem se preparando para receber os alunos. As rotinas contemplaram reunião de planejamento, organização das salas de aula, entrevista com os pais, cronograma de adaptação e renovação de materiais. “Certamente não poderíamos deixar de contemplar um momento especial para refletirmos sobre o profissional que somos e que podemos ser, confirmando a força e poder de transformação que cada pessoa tem”, destaca a diretora Ana Paula Müller.

Fonte: Ass. de Imprensa da Apae Lajeado
Foto: Renata Leal