RS RSS Obras Bom Retiro do Sul

Apoio da população evitará que atos de vandalismo tragam prejuízos à Bom Retiro do Sul

Nesta semana, foi identificado a obstrução de um bueiro com pedras em uma sarjeta na localidade do Faxinal (Foto: Divulgação)

Diariamente, os trabalhos de todos os órgãos da administração municipal de Bom Retiro do Sul são para que o cidadão possa ter o melhor atendimento possível e os melhores serviços e equipamentos a disposição para atender a todas as necessidades, sempre dentro das disponibilidades orçamentarias.

Entre todos os trabalhos realizados, o que mais influencia na vida das pessoas são os realizados pela Secretaria de Obras, que busca atender as demandas dentro de um cronograma de trabalho pré-estabelecido, principalmente, para a melhoria constante da mobilidade urbana.

Manutenção de calçadas, das ruas e estradas, roçadas, iluminação pública, rede pluvial, limpeza de bueiros, pinturas, patrolamento, diversos auxílios aos agricultores, entre tantos outros trabalhos, são feitos para que a população tenha o melhor ambiente possível para desenvolver suas atividades e desfrutar de momentos de lazer e passeios com segurança e qualidade de vida.

Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Obras, alertada por populares, identificou a obstrução de um bueiro com pedras em uma sarjeta na localidade do Faxinal. Pelo que foi constatado pelos servidores, as pedras foram colocadas propositalmente para obstruir o escoamento da água da chuva, o que causaria diversos prejuízos e problemas para os moradores.

Este tipo de vandalismo, conforme a administração municipal, só traz prejuízos aos cofres públicos do município, uma vez que o material é destruído sendo necessária a substituição. Isto gera ainda atrasos no atendimento de outros munícipes. Estas situações de vandalismo afetam também a comunidade, que pode sofrer com inundações e ter prejuízos materiais, entre outros problemas.

No momento atual de transição de estações climáticas caracterizada por períodos de chuvas, muitas vezes em altos volumes, a administração pede o apoio da população para que não joguem nenhum tipo de lixo nas ruas, valas, sarjetas, bueiros, pois estes lixos, em algum ponto, irão obstruir bueiros e redes pluviais, contribuindo para que alagamentos aconteçam. Descartar o lixo de maneira correta é a melhor forma de evitar o entupimento de redes pluviais e também a proliferação de doenças.

Para que situações de vandalismo contra o patrimônio público não venham mais a acontecer, a administração municipal pede para que a população faça o descarte correto do lixo e ajude na fiscalização do ambiente próximo a sua residência. Sempre que alguma atitude que possa gerar perigo for identificada, é preciso que as autoridades municipais sejam informadas, para que a situação seja resolvida.

Dicas de segurança e prevenção de alagamentos

Nenhuma ação isolada da prefeitura vai atingir o objetivo máximo contra alagamentos sem o efetivo apoio da comunidade. Ações conjuntas de prevenção da administração municipal e da população poderão auxiliar no combate aos alagamentos:

# Auxílio da população que mora perto de arroios na conservação deste equipamento de drenagem natural;

# Não jogar lixo nas ruas. O correto acondicionamento do lixo ajuda a evitar o assoreamento dos equipamentos de drenagem como arroios e bocas-de-lobo;

# Auxiliar para que drenagens, valas e canaletas não fiquem obstruídas;

# Não construir em zonas ribeirinhas (manter distância de 200 metros de cada lado da margem);

# Conservação de áreas verdes (com capacidade de infiltração) nos terrenos de residências e prédios. A impermeabilização do solo é fator altamente agravante dos alagamentos;

# Não construir em topos de morros. O desmatamento destas áreas para eventuais construções provoca o assoreamento das redes de drenagem das partes mais baixas devido à erosão.

Uma dica muito importante é a sua segurança em situações de alagamentos. Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas ou tentar desobstruir um bueiro. Fique em lugar seguro e peça ajuda se for preciso.

O bem-estar de cada um depende de atitudes saudáveis de todos nós.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul