RS RSS Obras Turismo Muçum

Após conhecer programa de fomento ao turismo, prefeito entrega demandas à Ministro

Prefeito Lourival de Seixas, ministro do Turismo Vinicius Lummertz e deputado federal Alceu Moreira (Foto: Divulgação)

O prefeito Lourival de Seixas marcou presença, na tarde desta segunda-feira (11), no lançamento da primeira fase do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), do Ministério do Turismo. A solenidade que ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, teve a presença do Ministro do Turismo Vinicius Lummertz e do governador José Ivo Sartori, entre diversos deputados federais e prefeitos, estes últimos, estimulados a conhecer o programa.

Após, também no Piratini, Seixas foi recebido no Gabinete da Residência pelo ministro, Deputado Federal Alceu Moreira e o Secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Victor Hugo. Na oportunidade, o prefeito entregou à Lummertz algumas demandas do município, que visam fomentar o turismo na Princesa das Pontes.

São elas: recapagem do acesso à Linha Santa Lúcia, revitalização da Estação Ferroviária, recursos para pagamento de serviços de terceiros para promoção de eventos e dois projetos de estruturação metálica e calçamento na Praça Matriz. Ambos, já estão cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).“O objetivo da Administração Municipal é explorar cada vez mais as atividades turísticas, isso ficou claro através de trabalhos que já desenvolvemos. Desta vez, estive conhecendo o programa e entregando pessoalmente estas demandas que, se atendidas, entendemos que colocarão o turismo de Muçum em outro patamar”, explica.

Ademais, o prefeito frisou ao ministro a importância do início das obras voltadas à Rota do Pão e Vinho, projeto que busca pavimentação asfáltica, ligando os Vale do Taquari com a Serra Gaúcha.

Saiba mais sobre as demandas entregues:

Recapagem acesso à Linha Santa Lúcia: Tem o objetivo de apoiar projetos de infraestrutura turística, com a recapagem da localidade que dá acesso a ponto turístico.

Revitalização da Estação Ferroviária: pretende revitalizar a Estação Ferroviária, para melhor atender o turista.

Recurso para pagamento de serviços de terceiros para promoção de evento: Tem o intuito de promover e fortalecer o desenvolvimento turístico, através da Semana Farroupilha.

Estruturação metálica e calçamento na Praça Matriz: Tem como objetivo apoiar projetos de infraestrutura turística com a construção de um pórtico na Praça Matriz

O que é o Prodetur + Turismo?

Com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões do governo federal, a iniciativa pretende financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo Brasil, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado.

O programa oferece aos municípios gaúchos acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Texto: Ascom Muçum