RS Educação RSS Westfália

Após férias escolares, diretoras e professores retomam atividades

Diretoras retomaram as atividades na quinta-feira passada, dia 1º de fevereiro (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Por mais que o ano letivo inicie somente no dia 19 de fevereiro nas escolas da rede municipal de ensino, o cronograma de atividades da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) de Westfália já é intenso. Diretores e professores retornaram às atividades no início deste mês, oportunidade em que participaram de atividades diferenciadas.

O primeiro grupo a retomar os trabalhos foi o de diretoras. Elas retornaram às atividades na quinta-feira passada, dia 1º de fevereiro, e participaram de reunião e atividades com a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, com a coordenadora pedagógica, Adriane Marisa Lindemann, e com a supervisora pedagógica, Vaneza Cossa. Na oportunidade, a equipe da SMEC desejou, às diretoras, boas-vindas e um bom retorno às aulas.

Hoje, o quadro de diretoras da rede municipal de ensino é formado por: Elaine Cristina Schröer Kohl – Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro; Viviane Brune – EMEF Olavo Bilac, de Linha Berlim; Vera Ahlert Dörr – EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu; e Cátia Brune – EMEF Bandeirantes, de Linha Frank.

No retorno, foram tratadas questões de planejamento do ano letivo, bem como sobre projetos da SMEC e dos educandários para o ano de 2018 e orientações gerais. Na recepção, as diretoras também participaram de uma atividade especial.

Retorno dos professores

Os professores, por sua vez, retomaram as atividades nesta segunda-feira à tarde, dia 05 de fevereiro. No Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul, eles participaram de momento de acolhida, de atividades de integração e de reflexão para o início de ano. “As dinâmicas de socialização fortaleceram o trabalho em grupo, fator essencial para o sucesso do trabalho. Além das questões pedagógicas, o fortalecimento do coletivo é fundamental para o bom andamento da escola”, salientou Elisangela.

Nesta terça, quarta e quinta-feira, dias 06, 07 e 08 de fevereiro, o quadro pedagógico trabalha o planejamento nas escolas, tratando de projetos e horários específicos para cada educandário. Já na sexta-feira, dia 09 de fevereiro, os professores da rede municipal de ensino participarão de uma formação continuada no município de Imigrante. Na ocasião, pela manhã será tratada a temática “Competências e habilidades: planejamento docente” e à tarde “Competências e habilidades: avaliação do processo ensino/aprendizagem em sala de aula”.

Volta às aulas

Na rede municipal de ensino, a volta às aulas nos quatro educandários será no dia 19 de fevereiro. Nesta data, a acolhida aos estudantes será planejada pelas escolas. Cada educandário organizará as atividades conforme a demanda atendida.

“A ansiedade em receber nossos estudantes é grande a cada início de ano letivo. Em 2018, não é diferente. Para o retorno, as escolas estão programando recepções especiais”, observou Elisangela, desejando a todos os estudantes, desde já, um excelente ano letivo.

Texto: Ascom Westfália