Encantado RSS Geral

Apresentação de Grupo de Cantoria Italiana marca Collazzione

Apresentações de canções italianas foram feitas nesta quinta-feira (Foto: Gisele A. Feraboli)
Canções italianas foram apresentadas nesta quinta-feira (Foto: Gisele A. Feraboli)

A XXIV Settimana Dell’Imigrazione Italiana de Encantado iniciou no dia 19 e segue até o dia 25 de julho.Na quinta-feira (21) a programação foi realizada no hall do Centro Administrativo Municipal. A Collazzione contou com a apresentação do Grupo Le Nostre Radize que cantou músicas italianas “Quando di Genova il sírio partiva”, “Bambini del cielo” e “Mérica, Mérica”. Após, houve confraternização com comidas típicas italianas.

Em nome da Administração Municipal, o vice-prefeito José Calvi, agradeceu a presença da comunidade e autoridades e enfatizou a importância de preservar as tradições. “Queremos parabenizar o Grupo Le Nostre Radize por manter as tradições originais dos antepassados que vieram da Itália e convidar a todos para participarem da programação que busca resgatar o legado deixado pelos primeiros imigrantes italianos. Também precisamos destacar que hoje temos muitas etnias em Encantado que engrandecem ainda mais o nosso município”.

A Semana da Imigração Italiana de Encantado é uma realização da Administração Municipal e conta com diversas atividades culturais, que prestam homenagens aos imigrantes que colonizaram o município, buscando envolver a comunidade em prol do regaste das tradições e costumes legados pelos primeiros imigrantes italianos. As secretarias municipais da Juventude, Desporto e Turismo e da Educação e Cultura estão à frente da programação, conforme determina o decreto nº 50/93, de 11 de junho de 1993.

 

Palestra sobre Cidadania italiana

Nesta sexta-feira (22 de julho), a partir das 19h30min a programação da XXIV Semana da Imigração Italiana de Encantado continua com a palestra “Quer ser cidadão italiano?” com a pesquisadora Marilene Andrade e a tradutora Nátali Lazzari. A palestra dinâmica e aberta a perguntas, dura aproximadamente 1h30min e busca passar informações sobre o passo a passo do processo completo de cidadania. A entrada será a doação de 1kg de alimento, que serão repassados a entidades carentes. A programação ocorre no Auditório Brasil do Centro Administrativo Municipal.
Currículo das palestrantes

Nátali Lazzari é garibaldense e veronense por adoção. Tem cidadania italiana e mora em  Verona, no Vêneto, onde durante o ano de 2011 estudou na Università degli Studi di Verona. Amante incondicional do Bel paese: do cinema, da música, do Recioto de Valpolicella e das dezenas de tons azuis do Mediterrâneo.  É formada em História da Arte na UFRGS. Desde a graduação trabalha com traduções e foi professora de italiano até 2015. Acredita que a melhor viagem é sempre a próxima e em seus giros já passou por 14 países. É “estudante” do dialeto vêneto e admira os que aqui o falam espontaneamente.

Marilene Freitas de Andrade, de Porto Alegre/RS, bisneta dos Ruggeri e Lombardi de Barão do Triunfo/RS, é aposentada do Instituto de Artes da UFRGS, onde se formou em Artes Visuais. Também formada em Turismo pela PUCRS, tendo pela mesma Instituição especialização em Expressão Gráfica. Desde 2010 desenvolve pesquisa sobre seus ancestrais Italianos, Alemães, Portugueses e Franceses. Se emociona ao encontrar um documento podendo  através dele contar a história do ancestral, cujos dados muitas vezes a família desconhece. Seu processo de cidadania italiana, que está em andamento, será por via materna. Já viajou algumas vezes para a Europa e EUA e pretende em dois ou três anos se mudar para a Itália.

 

PROGRAMMAZIONE (Programação)

22/07 – Venerdi

19h30min – Quer ser cidadão Italiano? – Palestra Cidadania italiana passo-a-passo

Ingressos na hora: 1kg de alimento não perecível – Auditório Brasil.

23/07 – Sabato

13h30min – Baile de Confraternização dos Grupos de Idosos – Assedi – na Linha Auxiliadora.

19h30min – Jantar Baile Italiano na Comunidade Nossa Senhora da Saúde – Porto XV.

24/07 – Domenica

9h30min –Programa La Voce D’Italia da Rádio Encantado AM direto do Centro Administrativo. Participação especial do Grupo Musical Le Nostre Radize. Apresentador: Neucir Bigolin

18h30min – Missa de Ação de Graças aos Imigrantes Italianos – Igreja Matriz

25/07 – Lunedi

18h – Sessão da Câmara Municipal de Vereadores em homenagem à Imigração Italiana. Apresentação Coral de Jacarezinho.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Encantado