Artigos - Desenvolvimento Rural

“Aquaponia – Produção e Sustentabilidade” – por Higor Barcelos

Higor Barcelos (Foto: Divulgação)
Higor Barcelos (Foto: Divulgação)

A aquaponia é um sistema de produção que combina produção de peixes com produção de vegetais. O nome surgiu da junção de aquicultura (cultivo em ambiente aquático) e hidroponia (cultivo de vegetais sem terra).

Ao passar do tempo, a aquaponia vem ganhando força em centros de pesquisa e extensão, possibilitando maiores estudos e difundindo tecnologia para a sociedade, a mesma que conforme conhecem, se atraem pela possibilidade do cultivo duplo em um único sistema.

Dentre as vantagens da aquaponia, está a produção de alimentos como verduras e peixes em casa, tendo produtos saudáveis ocupando pouco espaço, podendo ainda tornar um ambiente decorativo. O sistema também viabiliza uma escala comercial com baixo custo de produção, desenvolvimento de duas cadeias produtivas em um único sistema, facilidade para o cultivo de orgânicos e produção de alimentos sem impactos ambientais.

Outra vantagem da aquaponia é que ela pode economizar até 90% de água, comparada com a hidroponia que troca a água periodicamente para evita proliferação de sais.

O sistema funciona da seguinte maneira:
1.    Em um viveiro (caixa d’agua ou tanque) são criados os peixes com ração, os peixes por sua vez geram resíduos orgânicos que servem de base nutritiva para as plantas.

2.    Em seguida, essa água é bombeada para as plantas que são cultivadas em substratos de brita, argila expandida, entre outros. Esses possibilitam à proliferação de bactérias que transformam a amônia em nitrato, fazendo com que a planta absorva os nutrientes de maneira mais eficiente.

3.    Depois, a água retorna para o tanque onde estão os peixes fechando o ciclo produtivo.

Sem título

Portanto, a aquaponia reforça o conceito de produção sustentável e traz uma nova alternativa para todos os interessados a realizar um cultivo consciente e eficiente.
Durante a SUINOFEST 2017 em Encantado, há um sistema de aquaponia exposto no stand da EMATER.

Higor Teixeira Barcelos
ERNM I – Agropecuário
hbarcelos@emater.tche.br