RS RSS Turismo

Arambaré inaugura primeira trilha acessível do estado

Arambaré recebe primeira trilha acessível do RS (Foto: Solange Brum/Setel)
Arambaré recebe primeira trilha acessível do RS (Foto: Solange Brum/Setel)

A cidade de Arambaré, na Costa Doce, tem uma nova atração turística que é a primeira trilha acessível para deficientes visuais do Rio Grande do Sul, a Trilha dos Piquetes. A iniciativa é resultado da parceria entre a prefeitura e o Sebrae, como uma ação do Projeto de Turismo na Costa Doce/Náutico. O programa visa à vocação do município no segmento turismo de natureza, em função da beleza da orla lacustre e suas matas de restinga litorâneas ainda preservadas.

Arambaré, na língua tupi-guarani, significa sacerdote que espalha luz, e uma lenda conta que os índios arachãs escolheram essa terra porque lá encontraram o Bem Viver. Em guarani, diz-se Tekó Porã, que significa energia de vida boa. Foi com base nessa história que o grupo gestor de turismo da cidade resolveu fomentar o ecoturismo para disseminar a cultura da valorização dos patrimônios natural e cultural, apoiados na ancestralidade do município e no significado do nome do local.

Focada em conciliar a relação entre o homem e o meio ambiente, surgiu a ideia de organizar uma trilha acessível, inicialmente para cegos, com corda guia e placas em Braille. Mas o percurso é aberto a todos, com a possibilidade de caminhar e apreciar a mata litorânea de restinga composta por butiazais, figueiras, capororocas e bromélias, entre tantas espécies nativas e pássaros da região, formando uma bela e diferenciada paisagem.

Texto: Ascom Estado