Natal RS RSS Destaques Estrela

Arrecadação de materiais é o próximo passo do Natal de Estrela

Natal já atrai milhares de turistas todos os anos a Estrela (Foto: Rodrigo Angeli/Arquivo)

A comissão que trabalha na organização do Natal 2018 se reuniu mais uma vez na última sexta-feira (20), no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela. Comandado pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela (Secultur), com participação de lideranças de comunidades do interior e representantes de entidades como a Vovolândia, Apae de Estrela e a Associação das Mulheres Estrelenses (AME), o encontro teve como principal pauta a estratégia a ser adotada na arrecadação de materiais reutilizáveis que serão empregados na decoração de alguns dos pontos do município. A comunidade e a rede escolar já foram convocadas a participarem da iniciativa.

O projeto de ornamentação, como as ruas e locais do município que receberão maior atenção por parte dos enfeites e luzes, voltaram a ser debatidos pelos presentes. Além dos pontos referência da cidade que tradicionalmente são decorados, como o Parque Princesa do Vale, o calçadão da Rua Fernando Abott, a Praça Menna Barreto, a Avenida Rio Branco e outros, novas propostas foram levantadas, assim como logo debatida a viabilidade das mesmas. Neste contexto foi chamada a importância para a arrecadação de materiais diversos utilizados pelas equipes de trabalho na ornamentação. Entre estes estão CDs, garrafas pets, lâmpadas, pneus, tecidos, novelos de lã, rolhas, fitas, linhas de nylon, palets e restos de tintas. Por exemplo, a decoração da Apae será feita basicamente a partir de materiais como CDs, rolhas, garrafas pets e lã branca. A entidade buscará então a arrecadação destes junto a parceiros e já solicita apoio. Mas a doação de outros materiais também será aceita pois poderá ser empregada nos outros projetos, entre eles o da Vovolândia.

A data de 17 de agosto foi estipulada para a próxima reunião, quando será realizado o balanço do material arrecadado. A primeira-dama Carine Schwingel destaca a necessidade da colaboração da comunidade, como também da rede escolar. “É importante estipularmos prazos e metas, pois só então poderemos ver o que será possível realmente fazermos. Mas a proposta é alcançar cada vez mais ruas e locais enfeitados”, diz. “E termos a comunidade engajada neste processo desde agora, como na arrecadação de materiais que possamos utilizar na ornamentação, é muito importante, até porque é ela depois também a maior beneficiada, tanto pela cidade que fica mais bonita e por muitos dias como pelas atrações que se seguem com a programação, além do retorno financeiro que os visitantes e turistas trazem”, explica.

A comissão segue no trabalho de venda das cotas de patrocínio do Natal, conforme a visibilidade do mesmo. Além do apoio da iniciativa privada, os recursos para a decoração de Natal são provenientes de verbas da prefeitura, Legislativo, Lei Rouanet e Lei de Incentivo a Cultura (LIC). Mais informações pelo telefone 3981-1211.

Texto: Ascom Estrela