Arroio do Meio Geral

Arroio do Meio realiza cadastro imobiliário

Equipe de profissionais da Gauss estará visitando os imóveis da área urbana do Município a partir da próxima semanaIniciou essa semana o trabalho in loco do recadastramento imobiliário de Arroio do Meio. O serviço contratado pela Administração Municipal, atende a pedidos do Tribunal de Contas e Câmara de Vereadores, e está a cargo da empresa Gauss Geotecnologia e Engenharia Ltda, contratada via processo licitatório. O objetivo é atualizar o cadastro imobiliário do território urbano dos bairros e distritos, para mapear e criar o banco de dados digital.

Nessa etapa, a equipe de profissionais da Gauss, devidamente uniformizada e identificada, visita as propriedades do Centro e bairros, a fim de conferir medidas e fazer o registro fotográfico. Em alguns casos, a equipe terá que adentrar nos imóveis. Será solicitado o documento de identificação e o número de telefone dos proprietários. “A colaboração da comunidade é fundamental nessa etapa, para podermos avançar no recadastramento e ter um banco de dados confiável”, afirma o arquiteto da Secretaria de Planejamento, Pedro Luiz da Silva.

O trabalho iniciou em novembro de 2015 e deve seguir por 24 meses, incluindo as etapas desde o levantamento topográfico e instalação de marcos geodésicos (marcos de concreto, na cor vermelha com chapa identificadora, instalados em locais estratégicos do município), análise, cadastro, treinamento, suporte técnico e monitoramento. O investimento total é de R$ 730 mil, proveniente de recursos próprios do Município.

Ao todo, 46 marcos com coordenadas geográficas já foram instalados em diferentes pontos do Município. Os marcos servem de referência para levantamentos geodésicos e para conexão à imagem de satélite do Município, permitindo sobrepor os mapas do banco de dados digital com as fotos de satélite, viabilizando atualização contínua. A previsão é de mais de 12 mil imóveis aferidos, entre edificações e lotes.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio