Meio Ambiente Arroio do Meio Destaques

Arroio + Limpo recolhe diversidade de resíduos

Departamento do Meio Ambiente e apoiadores comemoram sucesso da primeira edição do programa, realizada nesta sexta-feira (07), em trecho do Arroio Estrela

O frio das primeiras horas da manhã não desanimou. O sol que depois aqueceu um pouco o ambiente e abrilhantou o cenário foi um motivador a mais para quem estava engajado na causa. E não foram apenas funcionários do Governo Municipal como também voluntários que se dedicaram, desde as primeiras horas desta sexta-feira (07) ao ‘Programa Arroio + Limpo’, e que pelo sucesso da estreia já planeja a sua segunda edição. Ao todo, mais de meia tonelada de materiais diversos foram recolhidos de um trecho aproximado de apenas 340 metros da barranca e áreas próximas como também em meio ao Arroio Estrela. “Definimos realizar a ação neste lugar, tendo em vista, que neste local os resíduos ficam presos na ponte, devido ao acúmulo de galhos, e em época de enchente trazem grandes prejuízos”, atesta Tanara Schmidt, diretora do departamento e quem esteve à frente da ação.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Departamento de Meio Ambiente, é que preparou a realização da iniciativa, inicialmente agendada para a quarta-feira (05) chuvosa e, por isso, transferida. “Foi um acerto”, afirma ela, ao citar o tempo desta sexta-feira. “Pretendemos com o programa retomar e reforçar as ações de fiscalização nas áreas próximas aos arroios e rios em toda a área do município, já que cresceu o descarte inadequado de resíduos de várias tipologias, como restos de madeiras, embalagens plásticas, isopor, lâmpadas, metais, pneus, borrachas diversas, resto de móveis nas barrancas de rios e arroios do município aumentaram nos últimos meses por parte da população”, justifica ela, ao frisar principalmente o número crescente de embalagens plásticas, lâmpadas e isopores. Durante a ação, também foram encontrados vários pneus, oito de grande porte, no meio do arroio.

A iniciativa contou com o apoio da Defesa Civil; e equipes das secretarias municipais da Infraestrutura Urbana (Semiu) e Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Saul Severo morador, que costuma pescar no local, fez questão de participar desta edição, e pediu para ser avisado das próximas. “É meu local de pesca”, justificou. Os resíduos foram coletados de forma manual, com auxílio de duas pequenas embarcações e acondicionados em sacos plásticos. Depois foram encaminhados para a Usina de Tratamento de Lixo do município. Não foi definida a data da próxima edição, mas o trecho será a jusante e maior: 1,5 mil metros.

Demais ações

Outra campanha já programada pelo Departamento de Meio Ambiente será o Drive Thru para recolhimento de materiais específicos como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e óleo de cozinha. O evento agendado para o próximo 15, a partir das 9h, ocorrerá em frente a Prefeitura de Estrela, e espera mobilizar e conscientizar a população quanto a este importante processo.

Na ocasião também será aberta a possibilidade de adoção de animais por parte da população. A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) estará presente com alguns dos animais de sua posse disponíveis a terem um novo lar e apresentará aos interessados um relatório com outros bichos.