RS RSS Eventos Destaques Teutônia

Arte na Rua, com inauguração da Rua Coberta, movimenta o Centro Administrativo

Rua Coberta foi inaugurada neste domingo (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Um das principais pontos de encontro de Teutônia nos finais de semana, o Centro Administrativo, ganhou um colorido especial neste domingo, dia 21 de outubro. O 1º Arte na Rua trouxe à Avenida 1 Sul e ao quadrantes do lago muita arte e cultura. O evento também marcou a inauguração da Rua Coberta.

Entre às 10h e 18h, inúmeras pessoas circularam pela área do Arte na Rua. Artesanato, feira do produtor rural, brinquedos infláveis, ações da Liga Feminina de Combate ao Câncer, doação de mudas nativas, brechó e presença de ervateira marcaram a programação. Para as famílias, um atrativo à parte: os triciclos, com os quais foi possível percorrer os quadrantes do Centro Administrativo.

O Arte na Rua também contou com o palco aberto. Durante a tarde, pratas da casa se apresentaram e deram um brilho especial ao evento. Marco Mallmann, Vinícius Bilhar, Arlei de Oliveira e Acústico Mescla (com Dojão, Belo e Fernando Boa Vista) fizeram a música ecoar pelo Centro Administrativo.

O evento tem o objetivo de promover a arte, levando as mais diversas manifestações culturais aos espaços públicos, como o Centro Administrativo. Os quatro quadrantes são um dos principais pontos de encontro nos finais de semana, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

O Arte na Rua será realizado mensalmente, no quarto domingo do mês, para não coincidir com iniciativas semelhantes na região, como Arte na Praça, com duas edições em Lajeado, e Arte na Escadaria, em Estrela. A próxima edição do Arte na Rua ocorre no dia 25 de novembro, com programação iniciando às 13h e seguindo pela tarde. Diversas novidades estão sendo previstas, além de contemplar as atrações já presentes no evento deste domingo.

Para a turismóloga da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Ângela Simone de Castro, que coordenou o evento junto com outras secretarias e setores, o Arte na Rua valorizará as manifestações artísticas do município. “A riqueza cultural e artística de Teutônia é muito rica. Então, nada mais justo que evidenciar, através do Arte na Rua, esta riqueza no nosso belíssimo Centro Administrativa, que já é uma grande praça e reúne centenas de pessoas, principalmente nos finais de semana”, destaca.

Rua Coberta, um espaço para a arte e cultura

A primeira edição do Arte na Rua também marcou a inauguração da Rua Coberta, cujas obras foram concluídas no mês de setembro. A construção do espaço iniciou em fevereiro e faz parte da reestruturação do parque de eventos de Teutônia. A Rua Coberta possui 20 metros de extensão. Em uma das laterais, há o palco fixo para apresentações e eventos diversos.

Com o espaço, eventos simultâneos podem ocorrer no Centro Administrativo, que ainda conta com o Pavilhão Multiuso e o centro cívico (saguão). A Rua Coberta poderá ser utilizada para eventos diversos, como feiras de produtor, brechós solidários, o Arte na Rua, entre inúmeros outros. A estrutura fixa também reduzirá os custos para aluguel de lonas durante festividades, como a Festa de Maio. O investimento foi de R$ 286.346,51. Deste valor, R$ 249.600,00 são oriundos do Ministério do Turismo, através de emenda do deputado federal Affonso Hamm. O valor restante foi contrapartida da Prefeitura.

A solenidade de inauguração contou com a presença da comunidade e autoridades. Gilberto Frigo representou o deputado federal Affonso Hamm e destacou a importância da parceria entre governos federal e municipal. “Só temos a agradecer por esta parceria, que atendeu ao pleito de uma área coberta. Aqui temos, agora, um espaço para toda a comunidade. Essas parcerias devem acontecer, pois, assim, o nosso município se desenvolverá”, colocou.

O vereador Claudiomir de Souza, falou em nome da Câmara de Vereadores e enalteceu que a Rua Coberta agregará as opções de lazer no município. “Este é um dos vários projetos que beneficiam a população, em um lugar que recebe muitas pessoas nos finais de semana. Que este espaço possa trazer muitas alegrias para a nossa população”, frisou.

Representando a Associação Regional Cultural Artística (Arca), Maria Lúcia Blazoudakis, parabenizou o Executivo por planejar um espaço de manifestação da arte. “Queremos ser parceiros desta iniciativa. O mundo artístico de Teutônia é fantástico. E nós sabemos que, através da arte, construímos um mundo melhor”, enalteceu.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, destacou que a Rua Coberta e o Arte na Rua democratizam o acesso da população à arte e cultura. “Estamos vivendo um momento histórico, iniciando um novo processo no que se refere à cultura e à arte. Através da arte e da cultura preparamos cidadãos melhores para o futuro. Que o Arte na Rua tenha vida longa e que possa levar a cultura e a arte para mais próximo das pessoas”, sublinhou.

Texto: Ascom Teutônia