RS RSS Rural Destaques Turismo Arvorezinha

Arvorezinha sedia Encontro Regional de Artesanato e Turismo Rural

Encontro Regional de Artesanato e Turismo Rural envolveu municípios do alto do Vale do Taquari (Fotos: Divulgação)
Encontro Regional de Artesanato e Turismo Rural envolveu municípios do alto do Vale do Taquari (Foto: Divulgação)

O município de Arvorezinha sediou, na última semana, a terceira edição do Encontro Regional de Artesanato e Turismo Rural, que envolveu os municípios do alto do Vale do Taquari. O evento ocorreu no Clube Comercial e foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Associação de Artesãos de Arvorezinha (Artear) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Turismo, com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).

Como parte da programação, a turismóloga da Amturvales Lizéli Bergamaschi apresentou o Diagnóstico Turístico Regional realizado durante este ano em 39 municípios do Vale do Taquari, salientando a importância do artesanato como alternativa para potencializar o turismo na região. “O que podemos observar é que o nosso artesanato tem uma excelente qualidade, ainda que permaneça como um desafio a necessidade de se criar uma identidade regional”, comentou.

Também na ocasião a idealizadora do Natal no Morro – evento do qual o Encontro é parte integrante – Carmen Ghelen fez um relato do trabalho, apresentando a história e o desenvolvimento das programações que, hoje, trazem muitos turistas para a cidade. Já a presidente da Artear, Marilene Dorigoni fez uma descrição da caminhada da Associação de Arvorezinha. Fechando os trabalhos da manhã, os artesãos discutiram e apresentaram símbolos que caracterizam seus municípios.
O evento seguiu na parte da tarde com uma Feira Regional de Artesanato, aberta ao público em geral. Participaram do encontro artesãos de Ilópolis, Nova Bréscia, Encantado, Relvado, Anta Gorda, Doutor Ricardo e Arvorezinha. Entre as autoridades, marcaram presença o prefeito do município sede Rogerio Fachinetto e o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, entre outras.

Texto: Ascom Arvorezinha