Artigos - Desenvolvimento Rural

“As ações do APL AF VT em 2017” – por Vanessa Daltoé

Vanessa Daltoé (Foto: Diuvlgação)
Vanessa Daltoé (Foto: Divulgação)

Restando poucos dias para o término do ano, utilizarei esse espaço para resgatar e compartilhar brevemente algumas das ações realizadas pelo APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, com o apoio das demais instituições da governança e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado.

Ao longo deste ano, foram realizadas 11 reuniões da governança que tiveram como objetivos compartilhar informações, estimular a troca de experiências entre produtores, além de definir e desenvolver as ações coletivas promovidas pelo Arranjo. Durante alguns encontro também foram promovidas palestras em diversos eixos de interesse dos produtores como, por exemplo, comercialização e marketing.

A exemplo dos anos anteriores, a participação das agroindústrias familiares do APL AF VT em feiras e eventos do setor foi crescente. Em 2017, foram contabilizadas mais de 90 participações em mais de 13 feiras, entre as quais: Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho – Torres; Expodireto – Não Me Toque/RS; Expoagro Afubra – Rio Pardo; Exposol – Soledade/RS; Expo Muçum – Muçum/RS; Suinofest – Encantado/RS; Fenadoce – Pelotas/RS; Feicoop – Santa Maria/RS; Expointer – Esteio/RS; Multifeira – Estrela/RS; Semana Farroupilha Muçum – Muçum/RS; Semana Farroupilha de Vespasiano Corrêa – Vespasiano Corrêa/RS; Forquertinha Fest – Forquetinha/RS; Turismate – Ilópolis/RS; Feira Estadual de Economia Popular e Solidária – Porto Alegre/RS, entre outras. Destaca-se que a participação das agroindústrias familiares em feiras e eventos do setor é fundamental para promover a divulgação dos produtos, desenvolver o contato direto com os consumidores e estimular a realização de negócios futuros.

Este ano também foi intenso e muito produtivo para as agroindústrias participantes do Programa Juntos Para Competir (SEBRAE, SENAR e FARSUL). O Programa, que está no seu segundo ano, proporcionou oficinas coletivas para os produtores, consultorias individuais in loco nas áreas de gestão da propriedade, custos, melhorias no processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos. Aipim tablete e frutas desidratadas são apenas dois exemplos que já estão no mercado. Outros produtos que estão em fase final de testes, serão lançados em 2018. Por hora, seguem em segredo!

O ano de 2017 também foi o marco inicial da inserção dos produtos das agroindústrias familiares do APL AF VT na cozinha de um renomado chef: Carlos Kristensen, proprietário do restaurante Hashi, em Porto Alegre, e idealizador do projeto Internacionalmente Local. O chef, que neste ano esteve em duas oportunidades em Encantado para participar de eventos promovidos pelo APL, desenvolveu pratos com os produtos de agroindústrias familiares do Vale e promoveu a participação de produtos (e produtores) em eventos de gastronomia.

Este ano também marcou a ampliação do território de abrangência do Arranjo. Foram incorporados os municípios de Colinas, Imigrante, Travesseiro, Marques de Souza, Lajeado, Estrela e Capitação. Assim, o território do APL AF VT passa de 13 para 20 municípios atendidos. A ampliação também aconteceu no número de agroindústrias participantes, passando de 64 para 85 agroindústrias.

Com o intuito de conhecer, avaliar e divulgar os atrativos locais, governança e agroindústrias optaram por realizar as duas viagens técnicas previstas no plano de trabalho dentro do território do Vale do Taquari. Com o auxílio dos produtores, foram elaborados dois roteiros: o primeiro envolvendo os municípios de Arvorezinha e Anta Gorda; e o segundo os municípios de Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. As viagens, realizadas nos meses de novembro e dezembro, contaram com a participação de produtores rurais e técnicos.

Registramos e agradecemos a todos que contribuíram para a realização destas e de outras inúmeras ações, especialmente aos produtores rurais e proprietários das agroindústrias pela confiança e dedicação depositada no APL.
Em nome de toda equipe, desejamos um Natal abençoado e que o ano de 2018 seja de muita saúde e realizações para todos!

Vanessa C.B. Daltoé
Gestora | APL – AF Vale do Taquari