Artigos - Desenvolvimento Rural Artigos

“As ações do APL AF VT no ano de 2016: Um breve resgate”, é o artigo da gestora Vanessa Daltoé

Vanessa Daltoé (Foto: Diuvlgação)
Vanessa Daltoé (Foto: Diuvlgação)

O APL de Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari (APL AF VT) é um conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território mantêm vínculos de cooperação e como tal, neste ano, através da participação e da união de todos podemos articular, apoiar e promover inúmeras ações voltadas ao desenvolvimento das nossas agroindústrias. Um ano intenso, de muitas atividades, de muitos desafios e, consequentemente, de muito aprendizado. Ao concluir mais esta etapa, usarei este espaço para resgatar parte do trabalho realizado em 2016 pelo APL AF VT, com o apoio de diversas instituições.

Neste ano, as reuniões da Governança, realizadas mensalmente, assumiram papel itinerante, ou seja, a cada mês uma propriedade diferente era escolhida como sede do encontro. Foram realizadas reuniões em Muçum, Roca Sales, Nova Bréscia, Anta Gorda, Dois Lajeados e Arvorezinha. Através desta experiência, observou-se a troca de informações entre produtores, além da divulgação dos produtos e das atividades desenvolvidas em cada propriedade.

Ao resgatar as atividades desenvolvidas ao longo de 2016, também é fundamental destacar a crescente participação das agroindústrias em feiras do setor dentre as quais, podemos citar: Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul/RS; Feira Estadual da Agricultura Familiar – Sabor Gaúcho, em Torres/RS; Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS; Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey – Rio Pardo/RS; Festleite, em Anta Gorda/RS; Exposol, em Soledade/RS; Expotchê, em Brasília/DF; Suinofest, em Encantado/RS; Expointer, em Esteio/RS; Femate, em Arvorezinha/RS; Fenamor, em Feliz/RS; Expovale, em Lajeado/RS, entre outras. A participação das agroindústrias nas feiras só foi possível graças ao apoio de diversas instituições, entre as quais, podemos citar: Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul – FETAG, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, entre outras.

As feiras configuram um importante canal de comercialização e exercem papel fundamental na divulgação do trabalho das agroindústrias, aproximando produtores e consumidores. Além disso, os eventos funcionam como vitrines para o lançamento de novos produtos. Como exemplo podemos citar o lançamento do Suco de Bergamota da Casa Baggio (Dois Lajeados-RS), do Quiabo em Conserva da Agroindústria Dora (Encantado-RS) e da Chimia de Erva-Mate da Agroindústria MZ Alimentos (Encantado-RS) realizados na Expointer deste ano, sucesso garantido!

Este ano também marcou o início da participação das Agroindústrias no Programa Juntos Para Competir, uma parceria do SEBRAE, SENAR e FARSUL. Na região do Vale do Taquari, estão sendo beneficiadas 17 agroindústrias que aderiram ao Programa que tem duração de três anos e visa a capacitação dos produtores nas áreas de gestão, inclusão produtiva e tecnológica, inovação e acesso a mercados. Dentre as ações realizadas, destacam-se os cursos de capacitação e as consultorias nas propriedades e agroindústrias participantes.

Paralelamente a tudo isso, mas, não de forma isolada, o potencial turístico da região do Vale do Taquari e a situação privilegiada de diversas agroindústrias que reúnem belezas naturais e o saber-fazer local, configuram uma experiência única para quem passeia pelo meio rural da nossa região. Por isso, ao longo deste ano também foram realizadas diversas ações que estimulam a atuação das agroindústrias em atividades relacionadas ao turismo rural, promovendo a participação dos produtores em eventos do setor e estimulando a aproximação das agroindústrias com organizações regionais como, por exemplo, a Amturvales.

Articular, promover, realizar e desenvolver são alguns dos verbos que regem os trabalhos do APL AF VT. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que contribuíram para que as nossas ações fossem possíveis e reforço o convite para que, nesse período de férias, você e sua família façam um passeio pelo interior do Vale do Taquari e visitem às agroindústrias familiares.
Desejo a todos um Natal abençoado, e um 2017 repleto de realizações e conquistas.

Abraço e até o próximo artigo.

Vanessa C.B. Daltoé
Gestora | APL – AF Vale do Taquari

Foto: Divulgação