Vale do Taquari RS RSS Rural - Agricultura

Asamvat levará pleitos do Vale ao Conselho dos Secretários da Agricultura

Marco Rohr (esq.), presidente da Asamvat, coordenou a reunião da entidade, realizada em Estrela (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

Pleitos da região, relacionados ao setor primário, serão levados pela Associação dos Secretários da Agricultura dos Municípios do Vale do Taquari (Asamvat) ao Conselho dos Secretários da Agricultura da Famurs, que reúne representantes de todas as regiões do RS. Em reunião na tarde da última quinta-feira (23), na sede da Amvat, em Estrela, a associação definiu as propostas. Será solicitado apoio para que haja mais investimentos em telefonia celular, principalmente no interior dos municípios, pois na grande maioria o sinal é precário; a prorrogação da entrada em vigor da Nota Fiscal Eletrônica aos produtores e que, num primeiro momento, após sua vigência, eles possam continuar emitindo as notas por meio do Talão de Produtor.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Asamvat, Marco Aurélio Rohr. Ele, o vice-presidente da entidade, Sandro Kappler, e o secretário Vítor Ahlert, além de outros secretários interessados, devem participar da reunião do Conselho dos Secretários da Agricultura da Famurs, agendada para o próximo dia 29, às 11h, no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Rohr lembrou que o pedido de prorrogação da NF Eletrônica já foi levado à Casa Civil do Governo do Estado, que o encaminhou à Secretaria da Fazenda. No entanto, segundo ele, é preciso uma definição, pois os produtores vão enfrentar dificuldades pela precariedade da internet nas localidades do interior da maioria dos municípios.

Durante o encontro os secretários também falaram sobre programas de concessão de incentivos pelos municípios para investimentos no setor agropecuário. A troca de informações e experiências, segundo eles, é importante para a realização do trabalho. Discussões sobre o assunto devem ser aprofundadas na próxima reunião, inicialmente marcada para o dia 27 de setembro, em Teutônia.

Texto: Ascom Asamvat