Destaques

Assembleia da Amvat aborda incentivos ao desenvolvimento econômico e turismo regional

Tendo como convidados o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, a assembleia virtual da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada na tarde desta sexta-feira (30.04), abordou as políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e o turismo regional.  A reunião foi coordenada pelo presidente Paulo Kohlrausch, que enfatizou que a intenção é aproximar os prefeitos das demais esferas de governo, facilitando o seu mandado no sentido de buscar caminhos para o crescimento dos municípios e da região.

O secretário Edson Brum apresentou os diversos programas de sua pasta, com ênfase para o Fundopem, destinado à instalação ou ampliação de indústrias já em operação, as quais podem obter desconto no ICMS de acordo com critérios estabelecidos, o que varia de um município para outro. “É importante que as prefeituras passem estas informações às suas empresas. O índice, pelo qual se calcula o desconto, também pode aumentar, dependendo do número de empregos que vai gerar e o impacto ambiental”, assinalou o secretário. Brum adiantou que em maio o Governo vai lançar uma capacitação para que técnicos das prefeituras conheçam o programa e possam auxiliar as empresas, o que será feito por região.

Ele falou também sobre o BRDE e Badesul, vinculados à secretaria, que têm recursos específicos para os municípios. “Para este ano temos alocados R$ 300 milhões no Badesul para as prefeituras”, informou, assinalando, por outro lado, que o Governo do RS está captando US$ 50 milhões para capital de giro no BRDE, a fim de reativar setores da economia, principalmente dos prestadores de serviços e comércio. Neste momento, conforme o secretário, há 67 projetos de instalação de  indústrias no RS.  De acordo com Brum, a retomada econômica já começou. “Neste ano o Rio Grande do Sul já criou 63 mil novas empresas e a arrecadação do Estado voltou a crescer”, afirmou.

O turismo também foi pauta da reunião dos prefeitos, com participação do presidente da Amturvales. Leandro Arenhart falou sobre o novo momento do Vale do Taquari com a repercussão do Cristo Protetor de Encantado e a necessidade de que a região se prepare para esta nova realidade. Segundo ele, a Amturvales está formatando mais dois projetos: Caminhos Peregrinos do Cristo Protetor, com quatro trajetos, e também outro voltado ao cicloturismo. “Queremos conectar todo o Vale do Taquari numa rota de cicloturismo”, ressaltou. Conforme Arenhart, também seguem os trabalhos relacionados ao Trem dos Vales, de forma definitiva para a região, além do roteiro Pelos Caminhos do Pão e do Vinho. O presidente da Amvat, Paulo Kohlrausch, reforçou o quadro positivo de oportunidades que se abre para a região. Neste sentido, segundo ele, é preciso fortalecer a Amturvales, que atua de forma regional para desenvolver o setor. Por outro lado, em seu entendimento, cabe também aos gestores estimular os empreendedores de seus municípios que têm perfil para atuar no meio turístico.