RS RSS Destaques Geral

Assembleias sobre consulta popular 2016-2017 mobilizam mais de 22 mil pessoas

Assembleias públicas da Consulta Popular ocorreram em 277 cidades (Foto: Evandro Lucas/Seplan)
Assembleias públicas da Consulta Popular ocorreram em 277 cidades (Foto: Evandro Lucas/Seplan)

As assembleias públicas sobre a Consulta Popular 2016-2017, iniciadas em 9 de maio, mobilizaram 22.847 pessoas até o encerramento na semana passada. Organizadas em quatro níveis (municipal, microrregional, regional e ampliada), tiveram edições abertas à população e contaram com a mobilização dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Na etapa municipal, foram feitas reuniões em 277 cidades e, destes encontros, foram definidos os 10 programas que constarão na cédula de cada uma das 28 regiões do estado. Para que fossem escolhidos os 10 programas, a Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan), em conjunto com outras secretarias estaduais, disponibilizou uma lista com 24 opções aos conselhos. Dentre os 10 selecionados para a votação, o eleitor escolherá um, sendo que três ou quatro dos mais votados serão eleitos por região. A definição varia de acordo com a decisão de cada Corede.

Neste ano, a votação ocorrerá nesta terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7), e o eleitor pode votar de três maneiras: pelo site da Consulta Popular, por SMS e por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Comudes.

A verba destinada será de R$ 50 milhões e estão contempladas as seguintes áreas: Saúde; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Turismo, Esporte e Lazer; Cultura; Minas e Energia e Educação.

VOTAÇÃO
– Pelo site da Consulta Popular;
– Por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes;
– Via SMS para o número 28908 com a palavra RSVOTO(Nº do título de eleitor)(Nº do programa, de 1 a 10);

Texto: Ascom Estado