Serviços Cruzeiro do Sul

Assistência Social cruzeirense faz balanço dos cinco primeiros meses de 2019

A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação de Cruzeiro do Sul, que tem a frente o secretário Ubirajara da Silva Marques, o Bira, faz um balanço das atividades desenvolvidas e os atendimentos realizados até o final do mês de maio deste ano.

De acordo com relatório apresentado, o Projeto Saber Viver, sediado no bairro Cascata, atende 60 crianças no turno inverso ao da Escola regular, oferecendo seis refeições diárias – café da manhã, fruta e almoço para o turno da manhã e almoço, café da tarde e fruta para o turno da tarde – além de oficinas e Educação Física. A pasta também desenvolve atividades com 13 grupos da Terceira Idade, em diversas localidades do município, envolvendo cerca de mil idosos. Todas as segundas-feiras é realizado um encontro no Cetro de Referência da Assistência Social (Cras) com a disponibilidade de lanche aos participantes, além de uma reunião mensal entre os coordenadores e um baile, também mensal.

Quanto aos atendimentos técnicos, são feitos aproximadamente 30 mensais com a psicóloga e em torno de 60 com as assistentes sociais – encaminhamentos de BPC, situação de vulnerabilidade, benefícios eventuais e outros. Outros cerca de 60 atendimentos mensais são realizados no setor de Cadastro Único, com atualizações e novos cadastros, além de consultas, desbloqueios de benefícios e informações diversas.

A Secretaria também mantêm o Grupo de Adolescentes no qual são atendidos 20 jovens por um professor de Educação Física com atividades diversas, trabalhando o fortalecimento de vínculos.

O secretário Bira observa que em sua sala atende em torno de 200 munícipes por mês, que buscam apoio nas mais diversas questões relacionadas a Pasta. Marques também tem participado do Colegiado de Gestores Municipais das Assistências Sociais – Cogemas/Amvat, do qual foi eleito presidente. Além de estar engajado no Colegiado Estadual dos Gestores Municipais das Assistências Sociais – Coegemas/RS onde ocupa a cadeira de segundo tesoureiro.

O secretário frisa que tem buscado o apoio de deputados nas causas da Assistência Social, além de outras frentes visando o fortalecimento da Pasta, considerada de suma importância na luta pela redução da desigualdade social.

 

Foto: Marcio Steiner
Assessoria de Imprensa de Cruzeiro do Sul