
Para tanto, nesta sexta-feira, sábado e
Um veículo da Defesa Civil será utilizado para transportar cobertores, roupas e calçados e distribuí-los aos moradores de rua que insistirem em permanecer fora de locais abrigados. “Vamos abordar estas pessoas e levá-las, se concordarem, ao Abrigo São Chico ou encaminhá-las às famílias de origem, evitando que fiquem expostas às baixas temperaturas”, afirma a assistente social e titular da Sthas/STHAS, Céci Gerlach.
As ações
– Das 12h30 às 14h, servidores municipais farão pré abordagens nos locais mais frequentemente ocupados por moradores de rua para saber se utilizam o Abrigo São Chico, se são moradores de Lajeado, o motivo de estarem na rua, dentre outras informações.
– O Abrigo São Chico irá readequar o espaço físico para essa ação extraordinária. Está sendo feito levantamento do que é necessário quanto à disponibilidade de colchões, agasalhos e alimentação.
– Ronda noturna, entre 20h e meia-noite, para verificar se há moradores na rua, convidando para ir ao abrigo ou ofertando cobertas em caso de negativa.
– Atendimento na STHAS no final de semana no horário compreendido entre 20h e meia-noite.
Doações de roupas
– Quem tiver interesse, pode doar roupas para a Defesa Civil, que se encarrega de dar o destino apropriado das doações. Cobertores, roupas masculinas como calçados, jaquetas, bem como roupas de cama e toalhas podem ser entregues junto à sede da Defesa Civil de Lajeado, localizada dentro do Parque do Imigrante.
– O horário para realizar a doação é das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h45, de segunda aquinta-feira. Na sexta-feira, o expediente é das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.
– Excepcionalmente, neste fim de semana, as doações podem ser feitas na STHAS, no horário do plantão, das 20h à meia-noite.