Social Coronavírus Westfália

Assistência Social fortalece vínculos, mesmo à distância

CRAS e DMAS estão localizados ao lado da Prefeitura Municipal

Através de contato telefônico com o CRAS, usuários compartilham experiências e necessidades em maio à pandemia

Passados mais de 30 dias das primeiras medidas de prevenção adotadas para frear a contaminação pelo novo Coronavírus (Covid-19), muitas rotinas foram adaptadas e novas formas de trabalho adotadas. No município de Westfália não foi diferente.

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS), Daniela Dahmer Hollmann, a primeira providência adotada pela instituição foi cumprir com o Decreto Municipal nº 009/2020, publicado em 17 de março de 2020 – que dispõe sobre as medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus no âmbito da Administração Pública. Na Assistência Social, foi necessária a suspensão de encontros, reuniões, atividades, programas e projetos, além dos serviços de atendimento aos grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por tempo indeterminado e a convocação de reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente apenas em casos emergenciais.

A partir desse momento, a Assistência Social passou a realizar o atendimento aos munícipes que procuram a instituição de forma presencial, pela janela com acesso externo, seguindo com as orientações. Diante dessa situação, o Centro de Referência de Assistência Social reorganizou os seus atendimentos e os encontros dos grupos que compõem os serviços, programas e projetos. Frente a essa nova realidade, percebeu-se a necessidade de se aproximar dos usuários, mesmo à distância.

A partir desse momento, os trabalhadores do SUAS passam a fazer contato com os usuários através de aplicativos de conversa, com chamadas de vídeo, áudio, mensagem e contatos telefônicos. Nos casos em que o usuário não possui nenhum contato de referências está sendo realizada visita à domicílio, atendendo a todos os cuidados de prevenção necessários. Segundo a coordenadora do CRAS, Aline Sofia Schlieck, em torno de 130 famílias são atendidas mensalmente dentro dos serviços, nas diferentes faixas etárias desde crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, Jovem Aprendiz e Programa Bolsa Família (PBF).

De acordo com Daniela, esse contato está servindo como uma troca de experiências, uma oportunidade para os usuários externarem os seus sentimentos e suas necessidades. Por outro lado, os trabalhadores do SUAS compartilham informações e orientações a respeito do período da pandemia e principalmente a questão do afastamento social, que nesse momento se reforça e preserva. Além disso, nessa oportunidade de contato, existe o interesse do levantamento e a possibilidade de encaminhar atividades que possibilitem a alegria, a auto estima, o envolvimento do grupo familiar e, principalmente, que potencialize o bem-estar. Segundo a diretora do DMAS, está em processo de amadurecimento e análise a atividade e a forma de encaminhar, para estar em consonância com a faixa etária e objetivos de cada serviço/grupo.

 

Auxílio emergencial

Atendendo as informações e orientações do Ministério da Cidadania, a Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social, se organizou para atender as dúvidas e demandas dos munícipes com relação ao novo Programa do Governo Federal. O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus.

Informações e orientações sobre a realização do cadastro e demais dúvidas a respeito podem ser obtidas através de contato telefônico pelo (51) 3762-4553, ramais 45 ou 46, e/ou através do celular (51) 9 9597-2255.

 

 

TEXTO: Assessoria de Comunicação
FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália