Meio Ambiente RS Rural - Agricultura Destaques

Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do RS busca parceria com o poder público para fortalecer o manejo correto dos resíduos

Grupo reunido na quinta-feira (12) em Porto Alegre para debater questões do manejo correto de resíduos (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de um mês, foram 3 audiências públicas em diferentes órgãos e instituições ligados ao agronegócio. Depois de uma visita no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Brasília e na secretaria de Agricultura, Pesca e Irrigação do RS, dessa vez, a diretoria procurou a secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado. O encontro teve a presença da secretária Ana Pellini, do secretário Odacir Klein e do diretor da Fepam, Gabriel Ritter.

O presidente da entidade Ito José Lanius destacou que o objetivo é buscar o reconhecimento e alinhar as ações e o interesse coletivo, para um bom funcionamento das atividades, além de criar um ambiente de sustentabilidade para o agronegócio. “Na pecuária, no caso das integrações de aves, suínos e gado leiteiro, queremos oferecer um serviço de manejo correto dos resíduos. E por tanto, criando um ambiente sanitário seguro.”

Lanius acrescentou que um dos objetivos da entidade é lutar por ajustes na legislação. “Na área da produção devolvemos ao solo os materiais que vieram aos centros urbanos em forma de matéria prima, no caso, cereais, carnes, leite, madeiras, etc. Esta é a sustentabilidade que as empresas querem dar ao agronegócio, cumprindo a função social de nossos negócios. O nosso interesse é tornar a associação um agente decisivo na construção de processos cada vez melhores de manejo dos resíduos, contribuindo com o crescimento econômico de todo Estado.”

Texto: Ascom Assiferto RS