Negócios Saúde Encantado

Atendimento Odontológico será retomado no ambulatório da Dália

Atendimentos odontológicos serão retomados no ambulatório em Encantado forma gradativa

Atividades recomeçarão em julho, inicialmente, na unidade de Encantado

A partir do mês de julho o Atendimento Odontológico na Dália Alimentos, o qual é disponibilizado a todos os funcionários da cooperativa, será retomado de forma gradativa. Desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil e, conforme orientações dos principais órgãos de saúde, a assistência odontológica foi suspensa temporariamente.

A retomada das atividades obedece a um Protocolo Extra de Biossegurança criado para a Dália Alimentos a partir de recomendações da Associação de Medicina Intensiva (AMIB), do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e de Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A Assistência Odontológica da Dália Alimentos valoriza a confiança e a responsabilidade em saúde, e um de seus pilares consiste no comprometimento com os princípios de excelência em biossegurança. Portanto, o protocolo que será adotado neste período visa garantir a segurança e proteção máxima durante qualquer atendimento odontológico.

A cirurgiã dentista, Carla Schramm Freitas, explica o que mudará no atendimento durante este período de pandemia. “Na recepção, antes do atendimento, a higienização das mãos será obrigatória e objetos não pertinentes ao atendimento deverão ser colocados em embalagens plásticas. Não será permitido acompanhante ou tradutor durante a consulta. Além disso, a sala de espera será exclusiva para os pacientes odontológicos, com capacidade para apenas uma pessoa”.

Carla ressalta que antes da consulta será realizada triagem com termometria e aplicado um questionário direcionado à verificação de suspeita de Covid-19. Pacientes com suspeita de ter contraído o vírus serão encaminhados para consulta com profissionais da Medicina do Trabalho da cooperativa.

Quanto às mudanças em relação aos procedimentos clínicos, Carla explica que Equipamentos de Produção Individual (EPI’s) serão utilizados e que todas as orientações recomendadas pela AMIB e pelo CFO, também serão adotadas a fim de evitar e reduzir a disseminação de microrganismos durante os procedimentos clínicos, tais como: máscara PFF2, FaceShield, avental descartável e capote impermeável. A redução da carga viral salivar com solução antisséptica prévia será obrigatória, bem como o uso de dique de borracha na maioria dos procedimentos, uso exclusivo de sugador de alta potência, minimização de geração de aerossóis e manutenção do ambiente com ventilação natural.

 

Limpeza, desinfecção esterilização do consultório/ambulatório

A rotina de limpeza continuará sendo realizada duas vezes ao dia em todas as superfícies do ambulatório/consultório com Detergente e Hipoclorito de Sódio a 0,5% e posterior desinfecção com Hipoclorito a 2,5% e Álcool 70%. O hábito de limpeza imediata também será o mesmo, antes e após cada atendimento, em todas as superfícies com Álcool 70%, acrescida de Peróxido de Hidrogênio a 1%. A conduta de esterilização de todo e qualquer instrumental ou dispositivo que tenha contato direto ou indireto com a cavidade bucal, inclusive peças de mão, considerado como conduta máxima de biossegurança, já era rotina priorizada pela Assistência Odontológica da Dália Alimentos antes da pandemia.

A novidade será a PULVERIZAÇÃO diária para contemplar todas as superfícies do consultório como piso, parede, janela e balcões com Peróxido de Hidrogênio a 1% visando garantir a desinfecção COMPLETA DO AMBIENTE ODONTOLÓGICO e a SEGURANÇA DO PACIENTE. Todas as rotinas implantadas são validadas pela ANVISA.

Devido ao Protocolo de Biossegurança adotado, TODOS OS PROCEDIMENTOS PODERÃO SER REALIZADOS, respeitando o tempo necessário para completa desinfecção do ambiente e dos equipamentos entre cada paciente. Em um primeiro momento, a prioridade de atendimento será para aqueles que estavam em tratamento e tiveram que interromper devido à Covid-19. Horários-extras específicos para urgência, emergência e dor aguda serão mantidos e realizados de acordo com a capacidade do serviço. Inicialmente, os atendimentos odontológicos serão realizados apenas no ambulatório da cooperativa em Encantado e de forma gradativa.

 

 

 

Foto: Carina Marques

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Jornalista Carina Marques