Meio Ambiente RSS Lajeado

Aterro Sanitário de Lajeado recebe prensa nova para lixo reciclável

Prensa nova do aterro sanitário – compactação de materiais recicláveis (Foto: Divulgação)

O Aterro Sanitário de Lajeado recebeu uma nova prensa para lixo reciclável. A doação foi feita pela Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore), que faz parte de um grupo de 22 associações nacionais que representam produtores de embalagens, fabricantes de produtos, usuários de embalagens, importadores e comerciantes de produtos não perigosos.

A associação procurou o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), mostrando interesse em Lajeado, para participar do projeto que beneficiaria a Cooperativa de Recicladores do Vale do Taquari (Coorevat), que atua na reciclagem no aterro. Sabendo da necessidade de uma prensa nova para os recicladores desenvolverem o seu trabalho, a equipe da Sema enviou a documentação exigida pela Aslore para viabilizar a doação. Esta ocorreu através de um projeto, que reconheceu o trabalho de gestão de resíduos recicláveis da Coorevat. A Aslore solicitou à Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Lajeado que respondesse um questionário para contribuir com as ações de logística reversa da associação na cidade de Lajeado. A forma de contribuição da Aslore foi a doação da prensa para o melhor funcionamento da cooperativa.

A Coorevat atua há 14 anos na triagem de materiais recicláveis junto ao Aterro Sanitário do Município de Lajeado, localizado no Bairro Conventos. Durante este período, vem buscando ampliar a eficiência no trabalho, tanto no processo de triagem, diminuindo os resíduos destinados ao aterro, como no aspecto social junto aos cooperados, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro. Conforme o secretário do Meio Ambiente (Sema), Luís Benoitt, a nova prensa está adequada à norma NR12, o que oferece mais segurança aos operadores do equipamento, bem como possibilita mais eficiência na compactação dos materiais reciclados. Ele salienta a importância do equipamento, porque contribui para reduzir o volume dos resíduos e aumentar a eficiência do trabalho. Entretanto, chama a atenção para a necessidade de conscientização da população sobre o jeito correto de separar o lixo. “Só com a participação de todos conseguiremos ampliar os índices de reciclagem do município, reduzindo o impacto sobre a natureza e oferecendo possibilidade de renda a muitas famílias”, completa Benoitt.

Saiba mais

A prensa é um equipamento utilizado para reduzir o volume dos materiais recicláveis. Por exemplo, latinhas de alumínio soltas ocupam muito espaço e são difíceis de armazenar, mas quando são compactadas na prensa, o volume reduz muito e permite que as latinhas sejam empilhadas, reduzindo o espaço necessário à armazenagem.

Texto: Ascom Lajeado