Meio Ambiente Estrela

Atividade com agentes mirins dá início à Semana do Meio Ambiente

Agentes de Educaão Ambiental realizaram atividade na Praça Menna Barreto

Programação foca na educação e ponto alto será o Dia “D” para o descarte de lâmpadas, pilhas e eletrônicos

Uma atividade com os agentes mirins de Educação Ambiental da Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt, de Delfina, deu início, na manhã desta quarta-feira (05.06), à Semana do Meio Ambiente de Estrela. No Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes, orientados pelas educadoras Regiane Mallmann e Erotildes Sulzbach, da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, fizeram uma “trilha” na Praça Menna Barreto.

Na ocasião, os estudantes puderam conhecer a vegetação existente na área, diferenciar árvores nativas e exóticas, identificar as várias espécies e a variedade de vida que as árvores abrigam. Também foram destacadas as árvores símbolos do RS, a Erva Mate – e de Estrela, o Ipê Roxo. Num segundo momento ocorreram atividades lúdicas com os estudantes, com foco na preservação do meio ambiente como um todo. As orientadoras destacaram a importância da correta destinação do lixo e da separação dos resíduos e da preservação dos recursos hídricos, entre outros temas. A programação, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente, prossegue nesta quinta-feira, dia 6, quando haverá atividades com crianças da Escola de Educação Infantil Girassol, às 15h. Na sexta, dia 7, palestras para alunos da Escola Municipal José Bonifácio, na Sala Verde, em dois horários: 8h30min e 9h30min, da mesma forma enfocando a educação ambiental.

O ponto alto da Semana do Meio Ambiente de Estrela é o Dia “D”, para o descarte de lâmpadas, pilhas e materiais eletrônicos pós-consumo. Será no sábado (08), no Calçadão da Rua Fernando Abott, das 8h às 11h. Neste ano, numa parceria com a Secretaria da Saúde, também haverá coleta de medicamentos. Poderão ser entregues computadores, eletroeletrônicos, celulares, televisores, lâmpadas, pilhas, entre outros. No caso de lâmpadas e pilhas, cada pessoa pode descartar até cinco unidades de cada, sendo necessário informar o CPF. Esta ação terá a participação das secretarias do Meio Ambiente e Saúde, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Lions Clube e das empresas Recilux e Adonai, que vão receber os materiais.

 

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito:André Silva
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela