Cultura Melhor Idade Lajeado

Atividades do Projeto Conviver retornam no início de março em Lajeado

Vinculado à Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Projeto Conviver atende 21 grupos da terceira idade de diversos bairros de Lajeado, além de um grupo de Coral. Os locais com número menor de membros são integrados a grupos de outros bairros, como é o caso do Igrejinha e do Floresta. Diariamente, das 14h às 16h45, atividades do Conviver ocorrem de forma itinerante nos bairros, onde se realizam palestras, exercícios físicos, atividades musicais, ao ar livre, reflexões e espiritualidade. As atividades acontecem nos ginásios das comunidades. Os idosos interessados em participar do projeto podem entrar em contato com o Projeto Conviver, que funciona junto à Casa de Cultura, pelo fone (51) 3982-1095 ou também contatar diretamente a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) pelo fone: (51) 3982-1140.

Atualmente, atendendo mais de 2 mil pessoas, o Conviver proporciona ao idoso um envelhecimento digno, a integração entre seus pares e com a comunidade, abrindo uma nova perspectiva em seus vínculos sociais, elevando sua autoestima, realizando atividades que desenvolvam qualidade de vida, convivência, estimulando a participação em atividades de recreação, entretenimento, exercícios, jogos, músicas e festas.

Além disso, proporciona momentos de integração, valoriza a troca de experiências e a convivência com o grupo de pessoas da mesma faixa etária, bem como contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. As atividades proporcionam momentos culturais de lazer, por meio de projetos artísticos associados à educação para a cidadania. Também são realizadas palestras referentes à saúde, prevenção de acidentes domésticos e autoestima, com maior aproximação do idoso à vida comunitária, através da participação em eventos e excursões em cidades vizinhas.

Em 2019, o Projeto Conviver inicia suas atividades no dia primeiro do mês de março e já possui toda a programação. Confira:

01/03 Sexta-feira – Imigrante

06/03 Quarta-feira – Universitário

07/03 Quinta-feira – Campestre

08/03 Sexta-feira – Jardim do Cedro

11/03 Segunda-feira – Planalto

12/03 Terça-feira – Conventos

13/03 Quarta-feira – Santo Antônio

14/03 Quinta-feira – Moinhos

18/03 Segunda-feira – Carneiros

19/03 Terça-feira – Conservas

20/03 Quarta-feira – Centenário

21/03 Quinta-feira – São Cristóvão 1

22/03 Sexta-feira – São Cristóvão 2

25/03 Segunda-feira – Montanha

26/03 Terça-feira – Universitário 2

27/03 Quarta-feira – São Cristóvão 3

28/03 Quinta-feira – Santo André

 

 

Foto de João Corbellini
Coordenadoria de Comunicação Social