Educação Estrela

Atividades especiais marcam volta às aulas na rede municipal

Mais de dois mil estudantes foram recebidos nas nove escolas de Ensino Fundamental

Os mais de dois mil estudantes das escolas de Ensino Fundamental de Estrela foram recebidos com atividades especiais na volta às aulas, nesta quarta-feira (20.02). Na Emef Pinheiros, por exemplo, eles foram recepcionados pelos professores e pelo Grêmio Estudantil com música, brincadeiras e pintura de rosto. O início do ano letivo para as crianças do 1º ao 5º anos teve, além da recepção, uma dinâmica na quadra de esportes, com foco no tema deste ano: “As flores do amanhã nascem das sementes de hoje”.
O objetivo, conforme a diretora Maria Raquel Güntzel, é  transmitir bons sentimentos entre os alunos, como amor, amizade, afeto e carinho, mostrando que, ao cultivar estes sentimentos, a colheita também será de coisas boas para todos. O plantio foi simbolizado em um cartaz, onde cada criança colocou um coração. Elas também plantaram sementes em vasos, que depois de florescerem serão transplantadas para o jardim da escola, e receberam um pacotinho de sementes de girassol com uma frase para levarem suas casas. “Queremos que esta proposta floresça também junto às famílias”, explica a diretora.  A Emef Pinheiros, do bairro de mesmo nome, conta com 196 alunos, dos quais 106 nos anos iniciais (1º ao 5º) e 90 nos anos finais (6º ao 9º).
Para o início deste ano letivo a Secretaria de Educação (Smed) investiu em novos mobiliários. São 1,5 mil conjuntos de mesas e cadeiras para atender as escolas em um investimento superior a R$ 350 mil, com recursos federais através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As cadeiras e mesas, para professores e alunos, como também para pessoas portadoras de deficiência física, estão disponíveis para uso no início deste do ano letivo.
Já as escolas de Educação Infantil (Emeis) retomaram o atendimento às crianças no dia 4 de fevereiro. Entre as novidades deste ano, nas Emeis e Emefs, está a presença de monitores e professores nomeados pelo Governo Municipal, os quais fizeram o concurso público no ano passado. 
Para este ano, entre as metas da Secretaria de Educação, estão a abertura da nova Emei em Arroio do Ouro, a primeira no interior do município; construção de novo prédio da Emei Girassol, cujo projeto está em fase de elaboração; criação de 50 novas vagas no Ensino Fundamental, introdução da Língua Inglesa para os alunos da pré-escola até o 5º ano e projeto de Empreendedorismo e Educação Financeira para os alunos do 8º e 9º anos.
 
 
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Departamento de Comunicação e Marketing
Prefeitura de Estrela