RS RSS Rural - Agricultura Teutônia

Ato solene marca a adesão oficial ao Susaf

Ato solene foi realizado no auditório da CIC (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Na manhã desta terça-feira, dia 11 de dezembro, a Administração Municipal de Teutônia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o ato de adesão oficial do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS). A solenidade foi realizada no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia e contou com a presença de representantes da Administração Municipal, das agroindústrias, de entidades ligadas ao meio agroindustrial e do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein.

Após a regulamentação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no ano passado, a Secretaria de Agricultura iniciou as tratativas para que o Município aderisse ao Susaf/RS, que também foi uma das bandeiras da Administração Municipal. Recentemente, houve auditorias técnicas por parte do Estado e, recentemente, Teutônia recebeu a autorização para aderir ao serviço, através de portaria. Na prática, a adesão ao Susaf significa que as agroindústrias que trabalham com origem animal possam comercializar seus produtos em todo o Estado.

A Portaria 549/2018 da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, que dispõe sobre a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS), foi publicada no dia 21 de novembro. As agroindústrias deverão apresentar, agora, a documentação, que será remetida à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Dipoa/DDA/Seapi). O órgão fará a inserção, no cadastro geral, do nome do SIM teutoniense. As agroindústrias aptas a aderir ao sistema receberão um selo do Susaf nas embalagens.

Segundo o SIM de Teutônia, de início quatro agroindústrias poderão ser indicadas. São elas: Kolonie Haus (beneficiamento de carnes e produtos cárneos), Associação Teutoniense de Apicultores (entreposto de beneficiamento de produtos de abelhas e derivados), Granja Colonial Kocoricó (granja avícola) e Granja Schumann (granja avícola). O número pode aumentar nos próximos meses, pois alguns empreendimentos estão se regularizando.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilson Hollmann, lembrou todo o processo até a publicação da portaria. “Tivemos vários obstáculos pela frente. Mas unimos forças e seguimos o mesmo norte, trocamos informações, visitamos as agroindústrias, fizemos as adequações necessárias e, no dia 21 de novembro, recebemos a portaria. Em quase dois anos, Teutônia deus passos gigantescos no que se refere aos serviços de inspeção. Hoje temos a certeza que as nossas agroindústrias oferecem produtos de qualidade e seguros ao nosso consumidor. Com o Susaf, damos a oportunidade às nossas agroindústrias crescerem”, frisou.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, lembrou a importância do Susaf para o desenvolvimento das agroindústrias. “Teutônia é o único município em que acompanho a solenidade de oficialização da adesão ao Susaf. Vejo aqui que a adesão realmente foi uma conquista. Sabemos que os estabelecimentos são fiscalizados com responsabilidade pelo município. Se a agroindústria é autorizada a comercializar para outros municípios é porque ela também vende seus produtos no seu município de origem, o que significa que elas recebem uma fiscalização responsável. Além disso, o Susaf representa agregação de valor”, colocou.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, a adesão ao Susaf é mais uma conquista que beneficia a população, em especial, a do meio rural. “Conquistas como o Susaf merecem ser comemoradas, porque reflete direto na vida das pessoas, tem resultado efetivo nas relações sociais e econômicas da comunidade. Diversos atores foram importantes para que pudéssemos estar aqui hoje. Uma equipe se dedicou de forma integral, superando desafios para que o objetivo e o bem comum fossem alcançados. São vocês, representantes das agroindústrias, que sentirão, no dia a dia, a importância da adesão ao Susaf, pois estarão agregando valor e renda a aquilo que vocês fazem com muito amor”, frisou.

Texto: Ascom Teutônia