Região Educação

Atrações regionais e nacionais integram a agenda cultural do Sesc neste mês

LOGOS FOTOS SITE-01O Arte Sesc – Cultura por toda parte apresenta intensa programação cultural durante todo o mês de maio na cidade de Lajeado e na região. Peças teatrais, exposições, sessões de cinema promovidas pelo projeto CineSesc e espetáculos do Circuito Nacional do Palco Giratório 2016 estão entre as atrações.

Confira a programação completa:

Projeto Pratas da Casa Acústico
Banda Legionários
Data: 11/05
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc (Rua Silva Jardim, 135)
Sinopse: Toda 2ª quarta-feira do mês, o SESC recebe os amantes da boa música, em uma parceria entre SESC Lajeado e a Rádio Light. Esta é a sétima temporada do projeto, que visa difundir a arte, popularizar a cultura e incentivar a solidariedade. O ingresso para assistir aos shows é 1kg de alimento não perecível, que será revertido ao

Programa Mesa Brasil Sesc.
Mostras Didáticas – Arvorezinha
Mário Quintana
Data: 12 a 23/05
Horário: 8h30 às 23h
Local: Ginásio Poliesportivo Aquilino Marin (Rua Ângelo Dalagnol, s/nº), em Arvorezinha
Sinopse: A mostra apresenta 14 banners com trechos de poesias ilustradas de Mário Quintana, poeta gaúcho homenageado pela Academia Brasileira de Letras, que contribui significativamente à cultura rio-grandense, com mais de 35 obras publicadas. A exposição retrata períodos de sua vida, do nascimento em Alegrete até sua cidade por adoção Porto Alegre.

Projeto Outras Plumas
“A Hora da Estrelas”, Clarice Lispector
Data: 16/05
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Sesc (Rua Silva Jardim, 135)
Sinopse: Consiste em reuniões mensais gratuitas com o objetivo de discutir obras literárias previamente selecionadas.
Mostra Cordel – Relvado
Data: 17 a 18/05
Horário: 8h30 às 17h
Local: Ginásio Municipal (Rua das Hortências, 57)
Sinopse: A Mostra pretende resgatar a literatura de cordel, reproduzindo-a no formato comum, onde os cordelistas, poetas populares, expõem suas obras penduradas em cordões, com as capas voltadas para o público. A exposição também destaca o papel do cantador ou repentista.

CineSesc – Arvorezinha e Lajeado
O Menino e o Mundo
Data: 20/05
Horário: às 9h e às 14h
Local: Auditório da Prefeitura Municipal (Rua Carlos Scheffer, 1.020), em Arvorezinha
Data: 31/05
Horário: às 19h
Local: Teatro do Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135)

Sinopse: Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
Duração: 80min
Classificação etária: Livre

Teatro a Mil – Espetáculo “Entrando pelo Cano”
Grupo Luz & Cena
Data: 23/05
Horário: 9h30, 14h, 15h30
Local: no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal (Rua Monsenhor Scalabrini, 1.047), em Encantado
Classificação etária: Livre
Duração: 50min
Sinopse: Retinho é um ratinho branco muito esperto, retinho se lançará em uma aventura secreta pelos esgotos da cidade, vai em busca de seus antepassados, sua família. Mas além da esperança, leva em sua bagagem uma informação muito importante: a cidade vai realizar uma grande obra de saneamento! Essa informação vai mudar a vida das pessoas, mas também dos ratos e animais que habitam os esgotos. Para que sua missão seja bem sucedida, ele terá que convencer Roy, Roto, Ritinha e Mama Ratazana que através do saneamento básico a saúde e a vida de todos vai melhorar.

Projeto Sesc Mais Leitura – Kombina
Data: 23/05
Período: manhã e tarde
Local: em escolas da rede pública de Lajeado
Sinopse: uma Kombi que fica estacionada na frente das escolas com o objetivo de aproximar e estimular o interesse os estudantes pela leitura.

Exposição “A Cena Que Não Se Vê”
Data: 28/05
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h
Local: Sala de Exposições do Sesc Lajeado (Av. Silva Jardim, 135)
Sinopse: Brincar com as formas e a sintonia de cores é um dos prazeres mais inusitados que a pintura em dripping pode proporcionar ao artista. Da mesma forma esta técnica de pintura inusitada permite ao espectador mais que admirar… permite, interagir com a obra e trazer para si um sentido próprio que vai além do olhar e da percepção e entre um grupo tem o poder de gerar perguntas e respostas como: “Você viu uma borboleta?”, “Onde?”, “Cadê?”, “Eu vi uma moto!” “É um beija flor!” “Não estou vendo…” “Tem um casal dançando ali!” ou mesmo um cético comentário de “Vocês estão loucos, são só rabiscos…” Mas esta é a proposta, provocar com o uso de cores e formas… mesclar abstrato com figuração e em cada tela trazer um sentido único e ainda assim indistinto de arte.

Manotas Musicais
Grupo Trampulim
Data: 29/05
Horário: 16h
Local: Parque Dick (Rua Santos Filho, s/nº)
Duração: 75min
Classificação etária: Livre
Sinopse: Os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete agora resolveram que são músicos clássicos. Para isso convidam uma banda composta por três exímios paspalhos! O que era para ser um grande ‘concerto’, se converte numa “Manota Musical” Não satisfeitos, Benedita e Sabonete querem ser maestros! A orquestra? É você. Manotas Musicais nasce do uso da música como ferramenta de jogo para o palhaço. Com um repertório eclético, jogos musicais e gags tradicionais de palhaço, Benedita e Sabonete conduzem o espetáculo a um momento surpreendente: o público, sob a regência destes palhaços-maestros, se transforma numa grande orquestra musical. Uma jornada recheada de humor, diversão e surpresas.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135), pelo telefone (51) 3714.2266 ou na página www.facebook.com/sesclajeadors.

Texto: Assessoria de Imprensa do Sesc