Serviços Lajeado

Audiência pública debate processo licitatório do transporte coletivo em Lajeado

O transporte coletivo foi tema de uma audiência pública realizada pela Prefeitura de Lajeado na noite de segunda-feira (15/07). O encontro é preparatório para a publicação do futuro edital de licitação do transporte coletivo por ônibus, que está previsto para agosto. O objetivo da licitação é qualificar o transporte coletivo do município.

– Queremos um transporte público de qualidade e que atenda as necessidades da comunidade, ao mesmo tempo que esteja dentro dos critérios legais. Também será a oportunidade de oferecer serviços como controle da frota e aplicativos para os usuários monitorarem os coletivos. Acreditamos que esta licitação será um grande avanço para o município – explicou o prefeito Marcelo Caumo.

Realizada no Ginásio Poliesportivo do Colégio Madre Bárbara, a audiência contou com a participação de representantes de empresas, entidades e comunidade. Representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Neca Dalmoro, presidente da Câmara, também se fez presente.

A apresentação foi conduzida pelos consultores da empresa Procidades, que realizou os estudos prévios à licitação. A responsável técnica pelo projeto, Ida Bianchi, mencionou as principais características do processo e da licitação, destacando aspectos como a bilhetagem eletrônica, a licitação em lote único (ou seja, serviço de transporte oferecido por apenas uma empresa ou por empresas em consórcio), critério de seleção de melhor proposta financeira, prazo de concessão de 10 anos prorrogáveis por mais 10 desde que cumpridos requisitos, entre outros (veja link da apresentação abaixo), idade média da frota de 8 anos, com limite de 12 anos. Além das linhas já existentes atualmente, o edital deverá prever uma novidade: uma linha circular para atender a UPA.

De acordo com o procurador-geral do município, Natanael dos Santos, integrante do grupo técnico de estudos do transporte público, a ideia é publicar o edital em agosto e ter a licitação concluída e o contrato firmado até outubro.

– Fizemos um trabalho tendo o usuário como foco. Agora é dar os próximos passos para concretizar este processo. Será uma grande evolução a conclusão deste processo – disse Natanael.

 

 

Texto e foto: Francini Ledur
Assessoria de Imprensa de Lajeado