Estrela Geral

Audiência pública discute plano de mobilidade urbana

trânsito-07Hoje (10) ocorre mais uma audiência pública para a discussão do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Estrela. O encontro está marcado para às 15h30min, na Câmara de Vereadores. Estão convidados representantes de Conselhos Municipais, Câmara do Comércio, Indústria e Serviços; Brigada Militar, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, associações de moradores de bairros, entre outras entidades do município.

Conforme o arquiteto da Secretaria Municipal do Planejamento de Desenvolvimento Econômico (Seplade), Mauro José Garcia Ayres, o objetivo das audiências é ouvir a comunidade e obter a visão local sobre o plano, para depois fazer a junção entre o estudo técnico e a experiência das pessoas que moram na cidade. Depois da audiência do dia 10 será finalizado o projeto de lei do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana, o qual será encaminhado à apreciação da Câmara de Vereadores.

O Plano é fruto de um trabalho de seis meses realizado pela empresa PróCidades Consultoria, que analisou os principais gargalos do trânsito de Estrela e apresentou sugestões de obras de curto, médio e longo prazo, projetando a cidade para 20 anos. No diagnóstico foram apresentados os pontos já saturados no trânsito e sugeridas soluções, como a construção de um anel viário que circundaria a cidade no limite do perímetro urbano. Vias arteriais interligariam os bairros ao centro e vias coletoras fariam a travessia entre bairros. Além do fluxo de veículos, o estudo contempla também a instalação de ciclovias e ciclofaixas, além de estratégias para facilitar o fluxo de pedestres, especialmente no centro.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela