Economia Política Lajeado

Audiência pública do Executivo municipal apresenta cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2020

As metas fiscais do Poder Executivo referentes ao 1º quadrimestre de 2020 foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (29/05) em audiência pública realizada de forma virtual e transmita ao vivo na fanpage oficial da Prefeitura de Lajeado no Facebook. A audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais cumpre o disposto no § 4º do art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
Na apresentação foi demonstrado, além do cumprimento das metas fiscais no 1º quadrimestre de 2020, dados sobre o comportamento das receitas e despesas no período. Apesar do momento inédito e delicado, as contas públicas mostram-se em equilíbrio, mas o 2º quadrimestre tende a ser mais desafiador, já que será o período com maior impacto orçamentário em decorrência da pandemia.
Conforme o Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, a realização online é a forma encontrada para que, nesse momento, possam ser apresentadas à sociedade e ao Poder Legislativo as metas fiscais do quadrimestre. “É a primeira vez que fazemos uma audiência pública dessa forma, já que normalmente elas ocorrem na sede da Câmara de Vereadores. Vamos avaliar, inclusive com o Poder Legislativo, se tal prática não facilita a prestação de contas e o acesso à informação por parte da sociedade. Quem sabe podemos tornar tal ação virtual mais rotineira mesmo após a pandemia”.
Confira a apresentação acessando: http://twixar.me/2dnm
Confira o relatório acessando: http://twixar.me/qdnm
Confira a transmissão realizada acessando: http://twixar.me/f0nm
Assessoria de Imprensa de Lajeado