Educação Destaques Forquetinha

Aulas presenciais retornam de forma integral

Secretaria adota série de cuidados para evitar contágio. Educação Infantil volta dia 1º de fevereiro, seguido do Ensino fundamental no dia 17

Após um ano conturbado, com aulas ministradas a distância e material entregue diretamente na casa dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo decidiu retomar as aulas 100% presenciais a partir de fevereiro.

Conforme a secretária Bruna Trojaike Grabin, a decisão foi tomada após reunião virtual com a titular da Promotoria de Justiça Regional da Educação (Preduc) de Santa Cruz do Sul, Vanessa Saldanha de Vargas. “O objetivo é garantir o retorno dos alunos nas escolas com total segurança. Vamos adotar medidas rigorosas para evitar o contágio e possibilitar a retomada das aulas presenciais.”

Entre as medidas destaca o distanciamento em cada sala de aula com divisão das turmas, escala de horário para intervalo, uso do pátio ao ar livre e refeitório, higienização de todos os espaços a cada duas horas, uso de máscara e instalação de totens com álcool gel, além da medição de temperatura na entrada.

Para a secretária, durante a pandemia e as aulas remotas se percebeu a importância do contato direto entre professor e alunos para obter um melhor aprendizado. “Vamos retomar com todos os cuidados e criar novamente este vínculo e diálogo com todos.”

 

Sem obrigação

De acordo com Bruna os alunos não são obrigados a retornar para as aulas presenciais, no entanto, os pais ou responsáveis terão que fazer a retirada e entrega de materiais semanalmente, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental. “Todos deverão assinar termos de responsabilidade cientes dos protocolos e cuidados a serem tomados.”

Ainda será oferecido o turno integral para alunos desde o berçário até o 5º Ano do Ensino Fundamental. Na Escola João Batista de Mello a família poderá levar o filho para casa de meio dia e retornar de tarde após a hora do descanso.

 

Para saber    

As aulas na Escola Municipal de Educação Infantil Brincar Construindo voltam no dia 1º de fevereiro. Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello as atividades iniciam no dia 17 de fevereiro, do Pré ao 9º Ano.  Ao todo estão matriculados 275 alunos na rede municipal. São 69 (Emei); 110 (Anos Iniciais) e 96 (Anos finais).

 

 

Foto Prefeitura de Forquetinha
Assessoria de Imprensa de Forquetinha