Natal RS RSS Destaques Lajeado

Auto de Natal com Grupo Vida e Luz e Coral Vocalize é atração deste sábado no Natal no Coração

Peça “Auto do Menino Rei” retrata o nascimento de Jesus (Foto: Divulgação)

O clima natalino que envolve o Parque dos Dick recebe mais uma atração neste sábado, 15 de dezembro. A partir das 20h30min, o Auto de Natal com a peça “Auto do Menino Rei” ganha forma na união do Grupo Vida & Luz e Coral Vocalize. A apresentação é mais um evento proporcionado pela parte Cultural 2018 do Natal no Coração, projeto que conta com incentivo do Ministério da Cultura. A peça tem entrada gratuita e contará com a participação de uma tradutora de libras.

A união dos dois grupos cria uma atmosfera única para o Natal. Com fundação em 1972, o Grupo Teatral Vida e Luz é composto de 60 figurantes amadores com idades que variam de 2 a 81 anos. O objetivo é a falar do cristianismo através da arte. Por outro lado, com 10 anos de história, a Associação Cultural Vocalize aprimorou-se nas técnicas vocais para garantir uma apresentação única e cheia de brilho. Atualmente conta com 18 cantores.

“Trata-se de uma peça teatral que conta a história que antecede o nascimento do menino Jesus e que culmina na formação do presépio que hoje conhecemos. Foi escrita pelo Pablo Capalonga, em 2010, especialmente para o Vida & Luz, e será reapresentada, com o acréscimo da trilha sonora feita ao vivo pelo coral durante a encenação”, explica a regente do Vocalize, Maria Fernanda Giacomet.

De acordo com a regente, o maior desafio da apresentação é a sincronia entre o andamento da peça e a questão musical. “É um desafio fazer esta junção, pois os dois grupos precisam estar bem atentos para o andamento correto do espetáculo. Esta será a primeira vez que juntamos os grupos em um mesmo momento. O coral já fez, neste ano, a abertura da encenação da Via Sacra, realizada pelo Vida & Luz, mas foram momentos separados. Agora faremos parte de um mesmo instante no palco”, explica Maria Fernanda. “Eu, como regente do coral, já venho me reunindo há bastante tempo com a Débora Capelão, responsável pelo Vida & Luz. Planejamos conjuntamente os momentos em que haveria a inserção das músicas cantadas pelo coral e alguns momentos instrumentais (piano e violão) para o desenvolvimento das cenas. Realizamos ensaios em conjunto para apurar detalhes e estamos ansiosos e felizes pela oportunidade de participarmos da programação do Natal no Coração de Lajeado”, completa.

Saiba mais

O Natal no Coração – Parte Cultural 2018 conta com o patrocínio da Atlas, Docile e Charrua. A realização é da Prefeitura de Lajeado, AFFECTO Produção Cultural e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Texto: Ascom Lajeado