Meio Ambiente RS RSS Lajeado

Bairro Moinhos receberá projeto-piloto para lixo reciclável

Incentivar a educação ambiental nas escolas e junto à comunidade é um dos objetivos do projeto (Foto: Pietra Darde)

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Coletivo de Educação Ambiental Regional (CEAR), dará início no próximo mês a um projeto-piloto para coleta seletiva no município. Na continuidade do projeto Ecopontos, serão disponibilizados grandes contêineres plásticos em diversos pontos do bairro Moinhos para que a comunidade coloque no local o seu lixo reciclável.

O bairro Moinhos foi o escolhido para dar início ao projeto porque é um dos bairros mais populosos da cidade e reúne também empresas, tornando-se representativo do município. Os 64 contêineres que serão utilizados no bairro já estão disponíveis no Jardim Botânico de Lajeado, aguardando serem distribuídos.

“Esperamos que a comunidade que ainda não separa os resíduos passe a adotar este hábito, que fará uma grande diferença para a ampliar os índices de reciclagem no nosso município. Aqueles que já separam, torcemos para que continuem pois a separação do lixo é essencial. Contamos com o apoio de todos”, disse o secretário da SEMA, Luis André Benoitt.

O projeto Ecopontos iniciou em março com a distribuição de contêineres nas escolas do município. Já há 27 contêineres espalhados em diversos pontos da cidade para o descarte correto de lixo reciclável. Para a coleta dos resíduos, eles foram instalados nas escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), de Ensino Infantil (EMEIs) e colégios privados de cada bairro.

O objetivo do projeto é incentivar a educação ambiental nas escolas e junto à comunidade, incentivando a preocupação com a reciclagem. Atualmente, o município de Lajeado produz diariamente cerca de 55 toneladas de lixo.

A partir do próximo mês, a maioria das ruas do bairro Moinhos receberá os contêineres. Com o projeto, a comunidade não precisará mais esperar pelo dia da coleta seletiva para tirar o lixo de casa, e poderá depositá-lo nos contêineres. Essa mudança poderá incentivar mais pessoas a selecionarem o lixo e evitará que os recicláveis se acumulem dentro das casas.

O trabalho de conscientização e divulgação da iniciativa será conduzido pelo Coletivo Educação Ambiental Regional (CEAR), parceria entre a SEMA, Univates, voluntários e entidades privadas. O grupo existe desde 2015 e trabalha com estudos relacionados a educação ambiental e levantamento de dados. Serão realizadas palestras sobre educação ambiental em entidades do bairro, como Centro de Tradições Gaúchas (CTG), igrejas, escolas e postos de saúde, para divulgar como ocorrerá o funcionamento da coleta e a sua importância. A segunda etapa será a divulgação porta a porta, na qual os interessados em serem voluntários dentro da própria comunidade passarão nas residências com o intuito de informar os moradores sobre o projeto.

Para a bióloga da SEMA Edith Ester Zago de Mello, o projeto-piloto depende de todos para ter continuidade. “É um projeto que envolve a participação ativa de todos, pois o lixo é responsabilidade de quem produz. Por isso, devemos saber onde colocá-lo, cuidando da natureza, gerando renda e evitando contaminação da natureza e riscos à saúde. O legal dos Ecopontos é que podem acumular os resíduos. Esperamos que a comunidade abrace esse projeto para que possa se expandir em todo o município”, explica Edith.

Se os Ecopontos do bairro Moinhos funcionarem corretamente, sem descarte inadequado de lixo, a SEMA avaliará a expansão do projeto para outros bairros. Quando instalados, a coleta do lixo reciclável depositado nos ecopontos será recolhida por catadores registrados, que começaram a frequentar o CEAR recentemente.

Saiba mais:

Os Ecopontos de descarte recebem apenas:

– Papel

– Plástico

– Metal

– Vidro

Lixo comum e resíduos especiais não devem ser colocados nos contêineres.

Veja os dias da seletiva no seu bairro. Ela começa às 7h30 em todos os locais:

*Segundas-feiras: Alto do Parque, Carneiros, Universitário e São Cristóvão.

*Terças-feiras: Floresta, Moinhos d’Água, Moinhos, Montanha, São Bento.

*Quartas-feiras: Campestre, Conservas, Jardim do Cedro, Morro 25, Nações , Santo André e Santo Antônio.

*Quintas-feiras: Alto Conventos, Barra do Forquetinha, Bom Pastor, Centenário, Conventos, Igrejinha, Imigrante, Olarias, Planalto e também, na BR-386.

*Sextas-feiras: Americano, Centro, Florestal e Hidráulica.

Texto: Ascom Lajeado