Cultura Social Lajeado

Bairros Igrejinha e Imigrante receberam ações culturais do Arte Por Toda Parte

O projeto Arte Por Toda Parte levou neste final de semana, 09 e 10/03, diversas atrações culturais para os moradores dos bairros Imigrante e Igrejinha, que aproveitaram para participar de oficinas e prestigiar as apresentações teatrais nos bairros. O projeto é desenvolvido pela Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), uma das entidades vencedoras do Circuito Cultural, com financiamento do Pró Cultura/RS, Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e produção geral da Culturama. As próximas ações acontecem no final de semana dos dias 16 e 17/03, nos bairros Conventos e Bom Pastor, a partir das 15h.

Ainda no sábado (09/03), a quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Capitão Felipe Dieter recebeu as famílias do bairro Imigrante. As atividades iniciaram com o projeto Microfone Aberto e seguiu com apresentação teatral Orelhudos. Outra atração foi a Oficina de Produção Cultural, que busca incentivar a comunidade a participar de editais culturais, esclarecendo dúvidas e explanando a captação de recursos. Durante o evento, a comunidade também pôde conferir o trabalho do artista plástico Alessandro Cenci, que levou a Exposição ReEncontros, obras feitas a partir dferro.

 “Cultura e a arte proporcionaram momentos de integração e aprendizagens entre escola e comunidade”, conta a diretora da escola, Jeanine Auler.

No domingo (10/03), o campo do Esporte Clube Guarani, no Bairro Igrejinha, serviu de palco para as atrações que iniciaram com o Projeto Microfone Aberto. O evento seguiu com a apresentação teatral Negrinho do Pastoreio e os interessados ainda aprenderam como participar de editais culturais, e também, conferir a Exposição ReEncontros.

Durante as tardes, as crianças puderam aproveitar os brinquedos oferecidos pelo Sesc Lajeado. Ainda receberão as ações culturais os bairros Conventos, Bom Pastor, Moinhos e Hidráulica.

Sobre o Circuito Cultural

O Circuito Cultural tem como objetivo levar programação e atividades culturais aos bairros da cidade para facilitar o acesso das pessoas que residem longe do centro da cidade.

Além da OCLAJE e do Centro de Cultura Alemã, o projeto também estará sob responsabilidade do Piquete Morro Santo, que ofertará atividades tradicionalistas a partir das próximas semanas com 18 escolas municipais.

O projeto Circuito Cultural da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

Confira a programação do Arte Por Toda Parte:

16/03 – Bairro Conventos – Praça Conventos

15h – Projeto Microfone Aberto

15h30-Barbicha e Rabujo

16h30-Laura Peixoto (Oficina de Literatura)

17h30-Oficina de Produção Cultural

18h- Dança Afro

18h30-Atauapa (Oclaje)

15h às 19h- Recreação SESC Lajeado

17/03- Bairro Bom Pastor – Praça Bom Pastor

15h- Projeto Microfone Aberto

15h30-Barbicha e Rabujo

16h30- Laura Peixoto (Oficina de Literatura)

17h30-Oficina de Produção Cultural

18h-Dança Afro

15 às 19h- Recreação SESC Lajeado

Coordenadoria de Comunicação Social
Lajeado – RS