Cultura RS RSS Colinas

Banda Marcial de Colinas recebe instrumentos musicais da Administração

Dez instrumentos foram adquiridos (Foto: Divulgação)

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, adquiriu equipamentos destinados à Banda Marcial de Colinas. Foram comprados dois bumbos fuzileiro “22”, um cubo de contra baixo Voxstorn, quatro caixas guerra, dois surdos 14/50 e um teclado Roland Go Keys. A entrega foi realizada no início do mês.

A banda existe no município há 40 anos e é composta por 30 instrumentistas. Conforme o professor do grupo há 10 anos, Pedro Augusto Boettcher, a preocupação da prefeitura para com o projeto é de extrema importância. “É importante o investimento em um dos projetos de música mais antigos da cidade. Uma tradição. Hoje em dia temos alunos tocando cujos pais também tocavam. Eles ensaiam para a data máxima das apresentações, que é 7 de setembro”, enaltece.

Em Colinas há ainda as oficinas de músicas, que têm a participação de 80 alunos dos sete aos 18 anos. “Elas têm como objetivo formas alunos músicos para tocar no Conjunto Instrumental de Colinas, mas isso é um processo lento e que depende muito do empenho do próprio aluno. A Banda Marcial surgiu como uma possibilidade de prática para esses alunos. Porém, não é necessário que os alunos participem das oficinas para tocar na banda marcial, uma vez que é um projeto a parte mantido pela Secretaria de Educação e Cultura, no qual todos os alunos das escolas do município podem participar”, explica Boettcher.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Aline Horst, a música é considerada linguagem universal. “Tocar um instrumento pode ser a porta de entrada para conhecer outros lugares no mundo, ao mesmo tempo que envolve disciplina, tocar um instrumento também trabalha as emoções e a subjetividade”, define

Texto: Ascom Colinas