Esporte Estrela

Basquete em cadeira de rodas busca popularização em Estrela

Quatro das seis equipes do Circuito Gaúcho estarão em Estrela

Circuito Gaúcho terá sua etapa de premiação neste sábado, com a presença de equipes que disputaram o campeonato

Superação, adaptação e inclusão são alguns dos termos que estarão em destaque neste sábado (07) em Estrela. O município sediará a Copa Faders – 46 anos – de Basquete em Cadeira de Rodas. O torneio amistoso, agendado para ocorrer a partir das 8h e se estender pelo dia, no ginásio do Colégio Santo Antônio, será uma etapa de premiação do Circuito Gaúcho 2019 da modalidade. Está confirmada a participação de cinco equipes do Estado: Aspede – campeã (Santa Cruz do Sul), Adau/Uri – vice-campeão (Erechim); Leme – 4º (Novo Hamburgo); Blindados do Vale – 5º (Lajeado); a Cidef – 3º lugar (Caxias do Sul); e a Brothers – 6º (Canoas) não poderão estar presentes, mas a AADP (Caxias do Sul) será a quinta representante da modalidade em quadra.

A participação de pessoas com deficiência física no mundo dos esportes cresce dia após dia, mas ainda necessita de mais adeptos, colaboradores e divulgação. Foi este um dos motivos para tentar fazer da premiação do campeonato a partir da realização de mais um torneio, um meio de popularização e incentivo. Pois é no reforço desta causa que a realização do torneio em Estrela foi acertada dias atrás, quando o prefeito em exercício na época, Valmor Griebeler, e o secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel), Julio Saldanha Pereira, aceitaram a proposta de dar apoio ao evento, ideia do cadeirante e ex-vereador estrelense Paulo Roberto Birck. O torneio também contará com a parceria da Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders), presidida hoje pelo ex-deputado estadual Marquinho Lang; a Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil); e do Colégio Santo Antônio, que cederá a sua estrutura particular, que conta com acessibilidade, para a realização dos jogos e almoço.

Autor da ideia, Birck, que é cadeirante e nos momentos de lazer pratica esportes como o tiro esportivo, e inclusive disputa o Circuito Estadual de Basquete com as cores da equipe Blindados do Vale, de Lajeado, frisa. “É uma maneira de fazer com que todos conheçam um pouco mais destas modalidades, pessoas com deficiências parecidas sintam-se encorajadas a sair do comodismo e a praticarem este e outros esportes, como também empresários e entidades a apoiarem estas causas.” A entrada ao público será franca, mas todos estão convidados a trazerem um brinquedo para doar as crianças da Pousada da Criança e de outros abrigos da região.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: arquivo/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela