Páscoa Estrela

Bazar do Artesanato de Páscoa celebra resultados

Avaliação da 26ª edição da exposição comercial é positiva e crescimento se reflete em novas adesões à associação

Da manhã de sexta-feira (5) ao fim da tarde de domingo (8) quem passou pelo Centro de Estrela não perdeu a oportunidade de visitar e conhecer as centenas de produtos – e quem sabe levar algum para casa – expostos no 26º Bazar do Artesanato de Páscoa. Promovida pela Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), a feira teve saldo positivo na avaliação dos organizadores, expositores e também dos clientes, com a presença de mais de dois mil visitantes e R$ 20 mil em vendas.

A feira realizada no salão social da Soges contou com trabalhos de 43 artesãos da Estrelart, da Casa do Artesão e também de outros municípios – entre eles Lajeado, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Crissiumal. Entre os produtos, das mais variadas matérias-primas, a maioria relacionados à data comemorativa, mas não exclusiva a esta. Artigos como pintura em gesso, bolsas artesanais, brinquedos pedagógicos, minijardins e outros podiam ser adquiridos. E foi a diversidade um dos pontos positivos indicados por clientes nas avaliações deixadas escritas e também pessoalmente, segundo a presidente da Estrelart, Simone Wolker.

A presença de público foi considerada boa, apesar do tempo instável em quase todo o período da feira. “Com certeza seria melhor com dias de sol, mas estamos satisfeitos” destaca a presidente. “Não fazemos um controle rígido de presença e vendas, pois não é este o objetivo. Nossa estimativa vem de cupons que deixamos para serem preenchidos por quem realiza compras e assim concorrem ao sorteio de uma cesta de Páscoa. Considerando estes, foram mais de 1,5 mil pessoas. Mas nem todos que compram preenchem este cupom ou deixam o valor que gastaram”, diz. “A entrada é franca. Muitos, por exemplo, passam primeiro para conhecer a feira e depois voltam com algum familiar para pedir a opinião e então comprar os produtos que desejam. Por isso a presença de pessoas e o valor arrecadado pode ser muito maior, é difícil estimar”, frisa a presidente, que fica no cargo até a metade do ano, apesar dos pedidos para que siga à frente da entidade.

As apresentações artísticas realizadas no local, como o Coral do Caps, do músico Clairton Carvalho, Sérgio Horn e a participação dos Grupos de Danças Folclóricas de Colinas – Morgenstern foram elogiadas pelos expositores. “Público superou as expectativas, a música ao vivo encantou quem estava expondo e visitando a feira, um lugar onde acima de tudo consolidamos amizades e fazemos outras”, destaca a artesã Salete Carvalho. “Temos que agradecer a quem veio nos prestigiar, a quem se empenhou para a realização da feira e a quem se dedica à arte. Já estamos na espera da próxima”, garante a artista Liz Storck. Após a feira, duas novas artesãs que já contam com a Carteira do Artesão – documento que dá o reconhecimento como profissional autônomo, possibilitando-lhe contribuir para a Previdência Social e emitir notas fiscais de suas vendas – se associaram à Estrelart. São agora 34 membros. Outras três indicaram o desejo de procurarem a Agência do FGTAS/Sine para o encaminhamento da Carteira e a futura adesão.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
André Silva/Prefeitura de Estrela