Educação Teutônia

Berçário do Colégio Teutônia inicia atividades em fevereiro

Berçário CT está localizado em frente ao Colégio Teutônia

A infância é o tempo no qual são construídas as bases mais importantes da vida. O convívio com outras crianças, com a natureza, com o fantástico mundo das histórias infantis, com a música, com o movimento, com as artes são processos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso, os primeiros anos de vida do bebê são tão importantes.

Pensando nisso o Colégio Teutônia oferece novo espaço de Berçário, cujas atividades iniciam em fevereiro. O Berçário CT une acolhimento, amor, atenção, carinho, estímulos, convivência, cuidados e conceitos pedagógicos, respeitando o ritmo natural de desenvolvimento de cada criança, garantindo aos bebês a oportunidade de um desenvolvimento adequado.

A partir do dia 04, coordenação pedagógica e educadores acolhem as famílias para entrevista e agendamento para a primeira experiência do bebê no novo ambiente. Já a partir do dia 08 o acolhimento será aos bebês e suas famílias, para que possam se adaptar ao novo espaço de forma gradual.

 

Infraestrutura 

Berçário CT une acolhimento, estímulos, convivência, cuidados e conceitos pedagógicos, respeitando o ritmo natural de desenvolvimento de cada criança

Localizado em frente ao colégio, no Bairro Teutônia, o Berçário CT oferece ambientes acolhedores, em meio à natureza, especialmente preparados, onde os bebês possam se mover com naturalidade e autonomia. “A partir da organização dos espaços e materiais há muita pesquisa e comprometimento. As salas são amplas, arejadas e climatizadas, convidativas para novas experiências e vivências que enriquecem o desenvolvimento do bebê. O pátio e solário contam com conceitos pedagógicos e estruturas pensadas para as faixas etárias, complementando-se com harmonia neste contexto que possibilita o pleno desenvolvimento dos bebês. O ambiente para a hora do soninho é tranquilo e aconchegante, onde cada bebê possui seu berço individual, respeitando o distanciamento apropriado. A sala de amamentação é um espaço exclusivo para a mamãe e seu bebê, o qual inspira carinho e aconchego. A cozinha planejada proporciona um ambiente próprio para a preparação de cada refeição”, valoriza a coordenadora pedagógica do Berçário, Luciane Ester Hinnah.

A infraestrutura é pensada e organizada de forma minuciosa para contemplar todas as necessidades dos bebês, com mobiliários adequados ao tamanho das crianças, espaços organizados de forma atrativa e aconchegante, e materiais pedagógicos que instiguem e contemplem as diferentes habilidades de cada criança.

 

Profissionais

 A equipe de profissionais conta com a parceria da direção, coordenação pedagógica geral, coordenação pedagógica do Berçário, educadores, auxiliares, nutricionista, neuropedagoga, psicóloga institucional, diaconia, cozinheira e serviços gerais.

“Nossos profissionais estão em constantes treinamentos e formações, o que nos possibilita oferecer um tratamento totalmente diferenciado aos bebês do CT, sempre firmados no respeito à infância, à criança, ao ambiente e ao próximo, tendo o afeto e segurança como facilitadores na construção de vínculo entre educadores e estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica geral do Colégio Teutônia, Andrea Wallauer.

 

Atendimento 

Serão duas turmas, com no máximo dez bebês por turma, dos quatro meses a um ano e seis meses (completos até 31 de março deste ano). O atendimento em turno semi-integral é das 7h às 12h ou das 13h às 18h; e em turno integral das 7h às 18h.

 

Vivências 

“Seguimos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina que as ações e propostas tenham objetivos de aprendizagem que contemplem os direitos das crianças, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, essenciais para garantir o respeito ao modo como as crianças aprendem e se desenvolvem. Construímos um caminho que leve ao bem-estar físico, afetivo e psíquico de indivíduos que são vistos como capazes e competentes desde o nascimento”, explica Andrea.

A coordenadora pedagógica geral salienta que o CT prima pela aprendizagem significativa, a qual inicia nos primeiros anos de vida e se estende por toda a Educação Básica e Profissional. “É na Educação Infantil que nossos estudantes vivenciam suas primeiras aprendizagens. Bem conduzidas, farão com que as crianças façam conexões cerebrais em alta velocidade. Pesquisas de neurociência comprovam que é nos três primeiros anos de vida que o ser humano alcança o ápice do aprendizado de capacidades como a linguagem, memória e atenção, importantes para a vida toda. A falta de estímulos nessa fase é um grande desperdício que tornará muito mais custoso a aprendizagem mais para frente. O século XXI necessita de jovens que saibam pensar e decidir por si mesmos, trabalhar em equipe, desenvolver suas potencialidades, ser criativos, se comprometer com o desenvolvimento sustentável da humanidade e da natureza. Esse é o compromisso do Colégio Teutônia.”

A coordenadora pedagógica do Berçário finaliza afirmando que “o Berçário CT pode ser considerado um lugar de vida, entrelaçado por várias mãos, tecido pelas ações do educador com o bebê, que juntos colhem e acolhem aprendizagens e descobertas, sobre si, sobre o outro e sobre o mundo”.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester
CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester

Assessoria de Imprensa