Cultura RS RSS Estrela

Biblioteca e escolas recebem exemplares do livro de Eunice Ramos

Eunice (esq.), ao lado do empresário Irno Delai, com os livros doados para as escolas e biblioteca (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

O livro “Rio Paraguai: das nascentes à foz”, que narra histórias e os bastidores de uma série de reportagens exibidas no programa Globo Rural, da TV Globo, estará disponível para os leitores da Biblioteca Pública e alunos das escolas de Estrela. Escrito pelos jornalistas Eunice Ramos, da TV Centro América de Cuiabá (MT), e José Hamilton Ribeiro, da TV Globo, 30 exemplares foram entregues ao município a partir de doação do empresário Irno Delai. A entrega ocorreu na semana passada, na biblioteca.

Eunice conta que seu objetivo é levar conhecimento aos leitores. Estrelense, ela diz que esta parceria com a iniciativa privada é fundamental para que os alunos que não têm condições financeiras de comprar o livro e ter acesso à leitura e, através dela, aprender um pouco mais sobre um dos rios mais importantes da América Latina. “Além do recurso natural, o Rio Paraguai também tem uma importância histórica muito grande, pois foi palco de batalhas na Guerra do Paraguai”, assinala.

Lembrando que o mês de maio é especial, pois Estrela comemora com seu povo 142 anos de emancipação, o empresário Irno Delai frisou que procura, como cidadão estrelense, fazer a sua parte e colaborar com a comunidade. “Isto é cultura”, enfatizou, citando a importância da leitura para a formação dos cidadãos. Estabelecido na cidade há 35 anos, agradeceu à jornalista Eunice Ramos a oportunidade de participar deste momento e elogiou o trabalho da jornalista. “Onde tu estás, levas o brilho da nossa Estrela.”

A obra foi recebida pela coordenadora da Secretaria de Educação, Adriana Schardong, que na ocasião representou o secretário Marcelo Mallmann, e pelas auxiliares administrativas da biblioteca, Maria da Graça Hansen e Élia Eichelberger. Ela agradeceu, em nome do Governo de Estrela, a iniciativa da jornalista e do empresário Irno Delai, e da importância de que os alunos tenham acesso a diferentes culturas por meio da literatura.

Texto: Ascom Estrela