Cultura RS RSS Cruzeiro do Sul

Biblioteca municipal passa por reformulação

Luana, Jucimara e Anelise (Foto: Marcio Steiner)

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) convida a comunidade de Cruzeiro do Sul a usufruir do acervo da Biblioteca Pública, localizada no térreo da Prefeitura, na rua São Gabriel.

De acordo com uma das responsáveis pelo espaço, Jucimara da Silva Hauschid, a Biblioteca passou recentemente por uma reformulação. De acordo com a servidora, a partir de um projeto de Lei, foi realizado o descarte de parte do acervo antigo. “Ainda tínhamos livros ultrapassados, muitos em péssimo estado de conservação e fora das regras ortográficas atuais”, observa. Esse material foi repassado para a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae).

Atualmente a Biblioteca cruzeirense possui em torno de 4 mil títulos, espalhados em um espaço físico que também foi reformulado. O local ainda possui espaço de leitura e um computador com acesso à Internet, disponível aos usuários para pesquisa.

De acordo com a secretária, Anelise Assmann, a Nega, a ideia é implantar um sistema informatizado na Biblioteca e posteriormente um espaço para “Hora do Conto”.

Além de Jucimara, outra responsável pelo espaço é a servidora Luana Minozzo Pires. A Biblioteca municipal está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para retirada de livros basta que o munícipe possua um cadastro, que é realizado a partir da apresentação de um documento pessoal e um comprovante de residência. O empréstimo dos livros é feito para um período de 15 dias. “Lembramos que ainda temos muitas obras fora, que foram emprestadas e não mais devolvidas. Pedimos para que as pessoas que tenham, façam a devolução, oportunizando outros a ter acesso a esses títulos”, salienta Jucimara.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul