Cultura Destaques Lajeado

Biblioteca Pública de Lajeado espalha 150 livros em ação alusiva ao Dia Mundial do Livro

Em ação alusiva ao Dia Mundial do Livro, celebrado nesta terça-feira, 23/04, a Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan, vinculada à Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizou o projeto “Espalhando Conhecimento”. A ação consistiu na distribuição de 150 livros em diversos bairros de Lajeado e teve como objetivo estimular o hábito da leitura e o surgimento de novos leitores.

Conforme a professora Kelen Battisti Giongo, que trabalha na Biblioteca, a ideia é que os munícipes encontrem os livros deixados nos locais públicos, leiam e depois repassem a um amigo. Quem encontrar, poderá publicar uma foto nas redes sociais, usando #projetoespalhandoconhecimento. A intenção é proporcionar um encontro com a leitura, a fim de aumentar o conhecimento, melhorar a comunicação, estimular a criatividade, a imaginação e ampliar a capacidade de memorização e concentração. “Foi uma honra promover esse projeto com o apoio dos nossos leitores que doaram os livros. Muitos foram aproveitados para compor o acervo da Biblioteca e as obras que já tínhamos, utilizamos nesse projeto. Assim, aproveitamos para espalhar ainda mais conhecimento por meio da leitura, atingindo diversas pessoas em diferentes locais”, explica Kelen.

Entre os locais escolhidos, estão praças, parques, calçadas e outros locais movimentados da cidade. Entre os gêneros, há romances, contos, literatura infanto juvenil, literatura inglesa, brasileira, entre outros. Dentro de cada obra, há uma carta que explica a ação.

Júlia Wagner, 21 anos, foi uma das pessoas que encontrou e compartilhou uma foto usando a hashtag #projetoespalhandoconhecimento na sua rede social. Júlia conta que encontrou a obra junto com a colega Mariana Schefer, 22 anos, na vitrine da loja onde trabalham, no bairro Hidráulica. “De início achamos estranho. Não pegamos ele logo, pois há uma escola aqui perto e achamos que fosse de alguma criança. À tarde, quando voltamos para o trabalho, ele continuava ali e decidimos pegar”, conta Júlia. “Gostei bastante quando li a cartinha que tinha dentro dele. Achei uma ótima iniciava, adorei”, ressalta.

 

Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan

Endereço: rua Júlio de Castilhos, 411 – Centro – Lajeado

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira das 8h às 17h sem fechar ao meio dia, e às sextas-feiras das 8h às 14h. A Biblioteca abre também no primeiro sábado de cada mês.

Telefone: (51) 3982-1086

 

Texto: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Lajeado