Meio Ambiente Destaques Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul sediou reunião da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas no Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi marcado por um importante encontro envolvendo o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, o município de Bom Retiro do Sul e especialistas em gerenciamento hídrico. O encontro foi na sexta-feira, 22, no auditório do Centro Administrativo.

O encontro foi aberto pelos presidentes do Comitê, e pelo prefeito e vice-prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto e Eder Ciceri, respectivamente. A abertura teve a participação de alunos do 4º ano da escola Yrajá Luiz Barros de Moraes, que fizeram uma apresentação sobre a importância da água e a preservação dos rios.

O prefeito Edmilson ressaltou que Bom Retiro do Sul é privilegiado em ter o Rio Taquari ao seu lado, mas que o abastecimento da população vem quase que exclusivamente dele. “Nosso abastecimento de água tratada do Rio Taquari chega a 96% do nosso consumo. A importância de preservarmos nosso rio e nossas fontes de água deve ser diária. E o maior projeto de conscientização que podemos fazer é com nossas crianças e jovens, que são o nosso futuro e nossa esperança de termos um mundo melhor e uma sociedade mais consciente”, diagnosticou.

O encontro teve ainda palestras sobre o tema água com palestra de cientistas e professores de universidades do Estado. Ao final do encontro, os representantes do Comitê estiveram visitando o Rio Taquari e a estrutura da Barragem Eclusa.

O Rio Taquari-Antas, afluente do Rio Jacuí, sendo um dos formadores do Guaíba, e com uma extensão de 530 km, drena uma bacia de aproximadamente 26 mil quilômetros quadrados, dividida em 110 municípios e ocupada por 1 milhão de habitantes.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias